banner sienge

Orçamento de Obras – 4 critérios para escolher sua solução

Blog > funcionalidades-sienge, gestao, incorporacao, industria-da-construcao
17 de março de 2015

Um bom software para construção civil deve apresentar algumas características essenciais para a produção de um bom orçamento de obras. Saiba quais são esses critérios.

Também já sabe que a assertividade na estimativa de custos, como mão de obra e materiais, depende do grau de eficiência do orçamento elaborado para sua obra. Leia mais em <Conheça grandes benefícios de um bom planejamento orçamentário de obras>.

Fazer uso de uma eficiente solução tecnológica para apoiar a facilitar a confecção de orçamento de obras se torna condição para que você alcance total sucesso nesta empreitada.

Você sabe o que considerar no momento de avaliar a solução ideal para sua empresa?  Já sabe quais critérios tornarão sua escolha assertiva e trarão ganhos rapidamente?

Para lhe ajudar nesta escolha, foram selecionados 4 critérios muito importantes e que você precisa considerar ao fazer esta análise:

#1 Ter flexibilidade para simulações

A solução ideal para a confecção de seu orçamento precisa permitir o registro de vários cenários orçamentários, para que você possa trabalhar com várias opções até concluir qual cenário será o oficial para a obra em questão.

Por exemplo, você pode criar um cenário onde irá optar por horas extras, e outro com um quadro maior de funcionários. Ou um cenário que alugue a máquina A, e outro que alugue a B.

Deve também possibilitar que você trabalhe, depois de escolher o cenário oficial, com uma linha de base – quer servirá para comparativo do que se imaginava inicialmente para o projeto – assim como com versões de replanejamento que possam acontecer durante a execução.

Ah, cada replanejamento deve ser controlado por versões, com o histórico de alterações, para que você possa analisar as variações ocorridas e tomar ações para minimizar estes desvios no futuro.

#2 Permitir análises em níveis de agrupamento

Uma solução tecnológica de qualidade deve permitir de forma fácil a confecção de planilhas orçamentárias a partir da configuração de composições, etapas e sub-etapas específicas de cada obra.

Ainda de acordo com o tipo de obra, deve ser possível orçar com maior ou menor detalhamento de níveis, assim como por preços unitários ou preços por verba, de acordo com cada situação.

Permitir também que os serviços sejam orçados com composições ou verbas no mesmo cenário orçamentário é um diferencial.

Deve oferecer relatórios com diversas visões e informações do orçamento, para facilitar e flexibilizar as análises de sua empresa.

superbanner do ebook 7 dicas de ouro de como fazer orçamento de obra

#3 Ter integração com outras áreas da empresa

Uma solução de primeira, aumenta a velocidade na montagem do orçamento pelo reaproveitamento das informações já existentes em sua empresa.

Para garantir produtividade e assertividade no processo orçamentário, e dar uma visão física, econômica e financeira, a integração com as demais áreas é importantíssima.

A solução que você escolher deve integrar todas as áreas da empresa envolvidas nesta fluxo, e facilitar a troca de informações do canteiro de obras.

Por exemplo, contar com os custos de Folha de Pagamento, para compor os custos diretos com os funcionários, assim como os encargos, agiliza demais o trabalho. Receber informações de valores de suprimentos também ajuda a deixar o orçamento de obras mais próximo da realidade.

Esta integração também é condição para que você possa fazer os comparativos entre o previsto e o realizado, para controlar as despesas e vigiar a rentabilidade da obra.

#4 Manter histórico dos orçamentos

A possibilidade de revisitar orçamentos já concluídos ajuda demais sua empresa a reutilizar experiências já vividas.

O reaproveitamento de orçamentos, aliado a integração com as demais áreas contribui muito para a maior assertividade e velocidade na confecção de novos orçamentos.

Uma boa solução também deve ser útil após a conclusão da obra,  para  gerenciar as unidades a venda e até mesmo o contas a receber do empreendimento, criando um  um histórico que será útil em projetos futuros.

Utilize estes critérios ao avaliar soluções para orçamento de obras, e você certamente vai encontrar a melhor para sua empresa.

banner da planilha de orçamento de obra

Quer saber mais? Fale conosco e conheça a solução tecnológica ideal para apoiar sua empresa!

Brenda Bressan Thomé

  • Editora do blog Sienge
  • Especialista em comunicação em mídias digitais
  • Jornalista formada pela UFSC
  • Filha de Engenheiro Civil e apaixonada por Construção

Leave a comment

Receba Novidades do Blog
Coloque o seu email acima para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Saiba como o Sienge pode ajudar a sua empresa