banner sienge

ORÇAMENTO COLABORATIVO? SIM, ISSO É POSSÍVEL COM TECNOLOGIA!

Blog > gestao, industria-da-construcao, sienge, software
9 de dezembro de 2015

O trabalho do orçamentista é aquele que passa pela análise crítica de muita gente da obra, não é verdade? Basta faltar cimento, rejunte ou uma maçaneta sequer que o nome daquele que projeta os insumos é lembrado no canteiro. É mais ou menos como diz aquela máxima do setor: “um mês para orçar e 24 meses para encontrar erros”.

Se você é esse profissional, compreende melhor do que ninguém, que um orçamento bem feito ajuda a projetar a construção para ser lucrativa, planejando os tipos de equipamentos e materiais podem ser usados em cada fase da obra. Sem essa previsão definida é possível que a obra extrapole o valor previsto (prejudicando o fluxo de caixa) ou até atrase a entrega do empreendimento, deixando seus clientes bem insatisfeitos. Por isso, é importante de reunir todas as pessoas que impactam no orçamento para jogarem no seu time, e assim, tornar colaborativo esse processo.

banner sobre ebook uso da tecnologia

Nesse sentido, é importante estabelecer etapas sequenciais, que sejam alimentadas pelos componentes de áreas estratégicas da construtora, com objetivo de evitar as oscilações entre a falta de insumos (que pode deixar o contingente de operários de braços cruzados e atrasar prazos) e o excesso de estoque (cujo armazenamento inadequado pode diminuir a resistência dos produtos, resultando em desperídicio).

Veja contribuições que profissionais e áreas estratégicas da obra podem fazer na etapa de levantamento de custos da construção:

  • Engenheiro da obra: conhecer o perfil desse profissional, especialmente seu grau de autonomia em decisões que impactam o custo da construção, é importante para envolvê-lo nessa etapa colaborativa. Essas informações preliminares podem evitar equívocos no orçamento e o retrabalho, que leve você a promover trocas de fornecedores ou mesmo de tipo de material.
  • Compras: contar com a avaliação desse setor contribui para mitigar problemas com fornecedores — seja por atraso nas entregas ou por má qualidade da mercadoria, por exemplo. Qualificar e avaliar os prestadores de serviço evita que sua empresa fique refém de um único fornecedor, que pode gerar impactos na obra, sobretudo no custo dela.
  • Planejamento: ter uma análise global do projeto contribui para dimensionar os custos com mais precisão. Até porque será possível prever o trabalho de logística (caso materiais sejam adquiridos em locais distante da obra) ou ainda identificar melhores técnicas e serviços a serem adotados (para otimizar insumos e mão de obra). Outra vantagem é que, com essas informações, é possível estruturar uma curva ABC de insumos .

Como a obra é executada em um largo período, a melhor saída para o registro e compartilhamento dos dados entre as áreas é contar com um sistema de gestão (ERPEnterprise Resource Planning) especializado na construção civil. Uma ferramenta qualificada contribui para o armazenamento de informações durante todo o período da obra, a partir de acessos facilitados concedidos a pessoas estratégicas. Além disso, permite cruzar informações com outros empreendimentos já realizados, facilitando o cálculo preciso do custos da obra com base no histórico de outros projetos.

A tecnologia focada no setor, é capaz de garantir as condições ideais para que o orçamentista tenha um controle rigoroso durante toda a obra e se beneficie da participação dos outros departamentos. Dessa forma, ele poderá apresentar soluções que otimizem recursos e promovam a redução de custos da construtora, sem oferecer prejuízos à qualidade dos insumos entregues ao canteiro de obras.
Não deixe de acessar o blog porque os próximos posts mostrarão como a tecnologia pode colaborar com esse processo!

superbanner do ebook 7 dicas de ouro de como fazer orçamento de obra

Brenda Bressan Thomé

  • Editora do blog Sienge
  • Especialista em comunicação em mídias digitais
  • Jornalista formada pela UFSC
  • Filha de Engenheiro Civil e apaixonada por Construção

Leave a comment

Receba Novidades do Blog
Coloque o seu email acima para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Saiba como o Sienge pode ajudar a sua empresa