O que esperar de 2014 na indústria da construção civil

O que esperar de 2014 na indústria da construção civil

Na indústria da construção civil isso acontece através dos sindicatos, federações, câmaras, entre outros órgãos. Esse ano, seguindo a tradição, houve o 85º ENIC – Encontro Nacional da Indústria da Construção, que acontece em Fortaleza do dia 02 a 04 de outubro, aborda algumas questões referentes ao setor.

Segundo a organização do evento os assuntos tratados serão a burocracia que limita as atividades de construção civil, com o painel Barreiras Regulares e Burocráticas na Competitividade da Construção Civil Brasileira. Outros aspectos discutidos serão a chamada especulação imobiliária e as mudanças que ocorreram no Brasil nos últimos anos e de que forma a construção civil pode acompanhá-las.

Durante o ENIC Fortaleza, o presidente da CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção, Paulo Safady Simão, ressaltou o bom momento que o Brasil está, a estabilidade econômica, o reconhecimento internacional e o amadurecimento do país como um todo, mas também frisou que toda a nova conquista representa um desafio a ser vencido.

Sobre a Construção, Safady falou que o setor é estratégico para o Brasil, pois só assim o país conseguirá responder a demanda de infraestrutura da população, como por exemplo, construção de novas escolas e creches, melhores hospitais, erradicação do déficit habitacional, melhoria imediata de toda nossa infraestrutura, entre outros desafios que têm como elementos chaves para a solução a Indústria da construção civil e do Mercado Imobiliário.

O Presidente da CBIC também falou do outro lado da moeda, que apesar de vivermos o bom momento, é inviável para a Construção continuar crescendo de maneira constantes que vêm crescendo nos últimos anos, quando conta com um ambiente de negócios arcaico. Para ele são muitos gargalos que se colocam à frente de qualquer cadeia produtiva, o que propaga uma enorme insegurança e baixo desenvolvimento na economia do país.

Então é muito importante que haja uma mudança na área tributária, na política, na área trabalhista, no Poder judiciário e promover uma ampla mudança cultural na indústria da construção civil, caso contrário o setor passará por dificuldades no futuro. Desde o início do ultimo semestre do ano algumas boas notícias surgiram para o setor, veja e inteire-se um pouco mais sobre as principais manchetes que saíram que envolvem a construção:

Além das notícias apresentadas a cima, entrarão em vigor em 2014 mudanças nas leis, novas obrigações fiscais e benefícios para o setor . Então fique atento, pois  no próximo post falaremos um pouco mais sobre o eSocial,  um novo componente do SPED Fiscal instituído pelo Governo Federal que tem como objetivos unificar, integrar e padronizar as informações sobre os empregadores e seus empregados ou contratados.