MS Project – Integração com o Sienge para gestão de obras

MS Project – Integração com o Sienge para gestão de obras

Tenha a facilidade do MS Project, com toda a robustez e funcionalidade do Sienge.

Planejar uma obra significa elaborar um plano para executá-la, buscando identificar tarefas, dificuldades e antecipar soluções, estimar recursos e equipamentos necessários, determinar de forma otimizada a sequência das atividades, além de estipular custos e tempo de execução.

Logicamente, essas informações têm mais valor quando alimentadas e integradas com outras etapas da obra no decorrer de sua execução. Para isso, usamos um ERP específico para a cadeia da construção, como o Sienge, que faz a integração de todas as áreas de uma empresa do setor. No entanto, ainda que o ERP seja específico e atenda todos os quesitos demandados para a gestão da empresa da construção, inclusive o planejamento, há quem prefira utilizar um sistema específico para fazer o seu planejamento. Um exemplo de software de planejamento bastante popular utilizado no setor é o MS Project.

O software da Microsoft é específico para planejamento então ele é extremamente completo para quem deseja fazer um plano para um projeto. Um dos grandes diferenciais do MS Project é a opção de definir os predecessores, ou seja, é possível vincular o início ou termino de uma tarefa com a outra, criando assim uma relação de dependência entre elas.

Todavia, apesar do Sienge ter a funcionalidade de planejamento, ainda há a possibilidade de fazer o planejamento de sua obra utilizando o Project  e depois importar para o Sienge. Assim você terá todos os relatórios importantes para a a gestão de sua empresa  em um sistema mais completo, como o Sienge, que além de fazer a integração com o MS Project,  faz a integração com outras áreas da sua incorporadora, construtora, loteadora, entre outras empresas da construção.

Através do Sienge você pode controlar os custos mesmo mudando a estrutura do orçamento através do planejamento. Isso acontece muito com usuários que preferem utilizar o MS Project como ferramenta de planejamento. O Sienge também possui integração com o MS Project há muito tempo. Então, se você quiser fazer o controle pelo Project e depois levá-lo para o Sienge, é possível. Com o Sienge seu planejamento de obra é feito de forma flexível, pois o sistema permite uma estrutura de orçamento e outra de planejamento.

Seu planejamento pode ser feito de acordo com o nível de especificidade que você detalhou no seu orçamento. Por outro lado, o planejamento tem que ser feito de acordo com a ordem de execução, para cada tarefa do orçamento. No planejamento, existe um percentual de vinculação, ou seja, quando emitirmos um cronograma financeiro do Sienge, as informações configuradas no orçamento continuarão existindo. Existem diversas contribuições do planejamento.

A principal delas é a redução de custos da obra. No entanto, é claro que os benefícios dependem do tipo de obra ou do foco de cada empresa. Por isso, separamos as principais vantagens do planejamento para o próximo post, em que falaremos sobre os 4 motivos que te convencerão a planejar sua obra.