Gestão de Obras – Conecte seu sistema a outras ferramentas

Tomás Lima

Escrito por Tomás Lima

29 de abril 2015| 4 min. de leitura

Compartilhe
Gestão de Obras – Conecte seu sistema a outras ferramentas

Para tirar o máximo de proveito dos recursos tecnológicas, os sistemas de gestão de obras precisam se conectar com outras soluções, chegando assim na automatização completa dos processos, com o máximo de produtividade.

Veja neste post exemplos de integrações que são essenciais para obter uma boa amplitude na Gestão de Obras de sua construtora. Vamos lá?

MS Project – Na prática, todos os recursos de planejamento e atualização da evolução física do projeto que exitem no MS Project, devem poder ser feitos no seu sistema de gestão de obras. Então, porque integrar  o sistema de gestão de obras com o MS Project? Muitas licitações e até concorrências no setor privado exigem que o orçamento e planejamento da obra seja entregue no formato MS Project. Por isso, é essencial que o ERP tenha este recurso de integração.

Softwares Contábeis e de Recursos Humanos – é comum encontrar no mercado construtoras e incorporadoras que terceirizam boa parte dos seus procedimentos contábeis, fiscais e folha de pagamento. Os escritórios usam seus próprios sistemas para fazer a escrituração contábil e apuração dos resultados. Para alimentar estes sistemas, é essencial que o seu ERP gere as informações de faturamento, pagamento a fornecedores, folha de pagamento, entre outros para o escritório contábil. Você não quer ficar sem seus demonstrativos fiscais e apuração de resultados, certo?

Ferramentas de Produtividade – para dar agilidade e flexibilidade a sua rotina diária, a integração do seu ERP com editores de texto como Word, planilhas eletrônicas como Excel e sistemas de e-mail como Outlook é uma ótima solução. Por intermédio desta integração você pode gerar contratos e aditivos no Word com os dados informados no sistema. Pode também montar planilhas dinâmicas no Excel cruzando dados de mais de um relatório emitido no ERP.  E, se quiser, é possível atualizar a agenda de compromissos da força de vendas e promover campanhas de e-mail marketing. A rotina fica bem mais prática, certo?

Importação de Composições de Serviços e Insumos – poder importar os padrões de composições de serviços e insumos praticados no mercado de construção para o seu sistema de gestão de obras certamente vai agilizar a confecção dos orçamentos. Você vai orçar seus empreendimentos com os valores mais atualizados do mercado, sem fazer estimativas baseadas apenas em valores praticados internamente. Além do mais, em muitas licitações públicas ou concorrências dos projetos privados é pré-requisito utilizar os valores das composições de mercado para participar do processo e apresentar a proposta.

Integração com ERPs – existem inúmeros sistemas de gestão (ERPs) no mercado. Entretanto, pouquíssimos deles possuem vocação e as funcionalidades específicas para atender o segmento de construção e incorporação. Normalmente, os ERPs são voltados a atender –  e muito bem – os processos do backoffice. Por vezes, empresas quer reportam para sua matriz no exterior precisam de um ERP mais robusto. Com isso, adotam uma solução exclusivamente para fazer a gestão das obras (orçamento, planejamento e execução) que integra com os processos do backoffice no ERP. Este modelo é interessante e viabiliza uma solução completa para sua empresa.

Uma boa solução de gestão de obras deve oferecer estes recursos de integração, para que você possa aproveitar o máximo da tecnologia.