banner sienge

Gerente de BIM: novo profissional que surge no mercado

Blog > bim, industria-da-construcao, sienge, software, tendencias
7 de abril de 2016

Saiba quais as funções do gerente de BIM e como ele pode ajudar a implantar este conceito na sua empresa!

As vantagens de se utilizar o Building Information Modeling (Modelagem da Informação da Construção) não são mais novidade. A aplicação dos conceitos BIM reduzem a quantidade de erros nas obras causados por incompatibilidades construtivas, uma vez que essas interferências são detectadas com antecedência no modelo virtual. Com isso, a construtora tem um material mais confiável para gerir o processo de planejamento, execução e controle da obra. Mas do que adiantaria ter a ferramenta sem um profissional capacitado para operá-la? Conheça o trabalho do gerente de BIM!

No dia a dia da obra, muitos processos e fluxos de trabalho precisam se adequar para alcançar as vantagens que as tecnologias que usam BIM oferecem. Vale ressaltar que utilizá-las é uma mudança de metodologia. Muitos pensam que a decisão chave na implantação desta integração seja qual software comprar, mas antes de definir o sistema é de necessária importância a contratação de um BIM Manager ou gerente de BIM.

Esse profissional é um especialista em Modelagem da Informação da Construção, entendendo de forma considerável os conceitos desta prática, as ferramentas para implantá-la e os softwares relacionados. Deve também conhecer os processos de levantamento, orçamento, planejamento e coordenação de obras. Esse profissional deve ter cursado ensino superior completo em Arquitetura ou Engenharia Civil, ter experiência em projetos e construções, gerenciamento de projeto, conhecimentos de T.I. e, é claro, de softwares BIM.

banner sobre bim

O volume de informações que o BIM produz é enorme. O gerente de BIM assumirá o controle delas e saberá que tipo de dados extrair e inserir e como fazer, além de concentrar o conhecimento para depois transmitir aos demais da equipe. Então, o gerente de BIM também deve ter persistência, uma vez que o processo de implantação da ferramenta é de médio a longo prazo, envolvendo mudança de cultura e de rotina das equipes. Ainda nesse sentido, o gerente BIM deve ser o responsável por integrar o trabalho das equipes multidisciplinares. Uma vez que a implementação do BIM significa que vários profissionais de áreas diferentes acabam trabalhando no mesmo projeto, muitas vezes ao mesmo tempo, e é essencial que eles estejam em sintonia, ou pelo menos, que não se percam no mar de informações novas e detalhadas, e é aí que entra o papel do gerente BIM nessa mediação e coordenação.

Outras funções do profissional são escolher quais softwares utilizar para a elaboração dos modelos, determinar as diretrizes de Modelagem da Informação da Construção e padronizar esses dados. Além de participar da contratação das prestadoras de serviço, deixando claro no contrato, por exemplo, quais tipos de informação são necessários em um projeto preliminar e em um projeto executivo, além de como funcionará essa rotina de trabalho e troca de dados.

Na hora de contratar um gerente BIM, é importante deixar claro na especificação da vaga quais funções são esperadas desse profissional, pois ainda há muita confusão e muito desconhecimento sobre o que realmente é BIM e como aplicar essa tecnologia. Muita gente ainda confunde BIM com a modelagem simples em 3D (sem os dados que o BIM proporciona), as escolas superiores de Engenharia e Arquitetura ainda estão se adaptando a esse novo conceito e, muitas vezes, os novos profissionais ainda estão confusos ao entrarem no mercado de trabalho. Por isso, certifique-se de que você domina bem o conceito do que é BIM e das suas aplicações para saber o que exigir na hora de contratar um profissional que será responsável pelo gerenciamento da implantação deste conceito.

O mercado já assimilou que os benefícios gerados pela implantação do BIM justificam plenamente os recursos investidos em tecnologia e treinamento. O processo de migração parece não ser mais uma opção. Pelo menos para aqueles que querem manter-se competitivos no mercado, a adaptação é uma exigência. O gerente de BIM proporciona a redução de riscos, pois tudo é planejado e verificado previamente por um profissional responsável pelo desenvolvimento dos projetos da obra de forma compartilhada.   

O próximo post do blog vai mostrar como a tecnologia auxilia o gerente de BIM a ser mais assertivo nas suas atividades diárias, obtendo maior produtividade e gerando excelentes resultados no projeto final da obra. Não perca!

banner do podcast sobre o que é bim e como aplicar na sua empresa

Brenda Bressan Thomé

  • Editora do blog Sienge
  • Especialista em comunicação em mídias digitais
  • Jornalista formada pela UFSC
  • Filha de Engenheiro Civil e apaixonada por Construção

One Comment

  1. Dean Delmo

    Sabe me informar aonde tem um mestrado ou pós graduação em BIM e-learning International??

    Obrigado

    Responder

Leave a comment

Receba Novidades do Blog
Coloque o seu email acima para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Saiba como o Sienge pode ajudar a sua empresa