banner sienge

Como fazer um gerenciamento de obra completo e eficiente?

Blog > construcao, gestao, sienge
28 de julho de 2016

 

Separamos 6 dicas para melhorar o gerenciamento de obra na sua empresa! Garanta um processo mais completo, eficiente e sustentável

O aumento da competitividade no setor e da complexidade dos projetos de construção civil vêm exigindo das construtoras a adoção de melhores práticas de gerenciamento de obra. Neste contexto, dominar a arte de planejar projetos se tornou uma das necessidades para sobrevivência e progresso da construtora moderna.

É só andar pelas ruas observando as construções para se deparar com diversas obras paradas – virou algo comum no cenário brasileiro hoje em dia. Casas, prédios e obras públicas são as vítimas mais constantes desse mal, cada uma por suas razões que, no final, se resumem à falta de planejamento, um dos principais efeitos da administração deficiente. Então, como fazer um gerenciamento de obra completo e eficiente, sem esquecer nenhuma etapa?

Confira as etapas que uma obra precisa ter para ser sustentável e eficiente!

#1 Faça um orçamento assertivo

Para que se possa obter um orçamento o mais próximo possível da realidade, é necessário conhecer os preços de insumos e mão de obra da região onde será executada a obra. Na elaboração orçamentária é necessário ser feito o cálculo de composições unitárias, encargos, tributação e formação de preços. Considere também que os valores orçados tornam-se defasados ao longo do tempo, devido a fatores como inflação, flutuação de preços dos insumos e alterações tributárias e de cenários financeiros que limitam no tempo a validade de um orçamento. Por isso, é importante verificar sempre se os valores ainda são compatíveis com a realidade para evitar surpresas no meio do caminho. Além disso, os custos de materiais, equipamentos e mão de obra necessários para cada serviço devem estar bem identificados, quantificados e mensurados de forma objetiva no orçamento por meio de um padrão de medida único (como quilogramas para materiais e horas para mão de obra, por exemplo).

#2 Elabore um cronograma de obra

A montagem de um cronograma de obra eficiente inicia pelo levantamento e listagem de todas as atividades necessárias para viabilizar a construção do empreendimento. Ter o orçamento da obra pronto e em mãos facilita a listagem das quantidades corretas de todos os insumos, serviços (mão de obra) e equipamentos que serão necessários para que o empreendimento se concretize.

Ao transportar esses dados para o cronograma de obra, no entanto, é necessário seguir preferencialmente uma ordem lógica de execução, o que facilita no momento de estipular datas para conclusão de etapas e sinalizar a interdependência entre atividades. Um cronograma de obra exemplar mostra todas as relações e interdependências entre as tarefas, ou seja, pré-requisitos exigidos por cada uma delas para que possam ser realizadas com sucesso.

banner sobre ebook gerenciamento de obra do inicio ao fim

#3 Organize um cronograma físico-financeiro

Em um cronograma físico-financeiro é possível distribuir em uma linha do tempo o avanço físico de uma obra e medir em estimativas o quanto será gasto na realização de cada etapa, para saber o quanto ainda precisará ser desembolsado para finalizar o que está programado. Isso ajuda a construtora a planejar os custos do empreendimento e realizar melhores negociações financeiras, além de permitir acompanhar se a evolução da construção e os gastos estimados estão andando juntos, conforme o planejado.

#4 Fique atento às responsabilidades trabalhistas

É importante que você dê atenção ao planejamento da rotina trabalhista e a como são contratados seus funcionários. Seguir a legislação reduz o risco de processos e de prejuízos de ordem social e financeira. Também é importante a implantação de um sistema da gestão da qualidade, que aumenta a produtividade dos funcionários, reduz custos e desperdícios e garante um controle eficiente de processos e uma melhor organização interna. Um sistema de qualidade é essencial para obter algumas certificações, como o PBQP-H.  Considere em seu planejamento também ações para garantir pontualidade nas entregas e fluxo de caixa com receita e despesas sincronizadas e que facilitem a contratação de mão de obra. Não acumule obras em atraso, as quais fatalmente exigirão mais dinheiro para conclusão.

#5 Saiba motivar sua equipe

Em um canteiro de obra o gestor organiza o trabalho e lidera a sua equipe, e nem sempre é fácil coordenar pessoas que têm pensamentos, valores e experiências de vida diferentes. O maior desafio no gerenciamento de obra é saber administrar conflitos, escutar, se colocar no lugar do outro, respeitar as individualidades, aceitar pontos de vista diferentes e auxiliar o colaborador na busca por crescimento, não perdendo de vista as metas. Em um momento como este, marcado pela falta de mão de obra qualificada, o trabalho do gestor é ainda mais importante para ajudar a reter talentos e extrair o potencial do time. Ao estimular boas práticas, ele garante qualidade aos serviços, reduz desperdícios, eleva a segurança, diminui a rotatividade de profissionais e aumenta a produtividade.

#6 Aposte em tecnologias facilitadoras

Existem softwares preparados para registrar todas as informações referentes ao planejamento e gerenciamento da obra, que poderão ser resgatadas com facilidade sempre que necessário e ainda conectadas a informações fornecidas por outras áreas. Na hora de escolher a melhor solução de gestão de obra para sua construtora você deve ficar atento e optar por uma ferramenta que atenda estas necessidades. A solução ideal para a sua construtora deve ser capaz de consolidar os controles e as informações dos departamentos em um repositório único, trazendo mais produtividade para os processos.

O sucesso de um empreendimento depende muito, ao final, da relação previsto versus realizado. Pode-se dizer, então, que quanto mais assertivo o gerenciamento de obra for, mais bem-sucedidos o projeto e a execução da obra serão!

banner sobre o quiz insumos da construção civil

Brenda Bressan Thomé

  • Editora do blog Sienge
  • Especialista em comunicação em mídias digitais
  • Jornalista formada pela UFSC
  • Filha de Engenheiro Civil e apaixonada por Construção

Leave a comment

Receba Novidades do Blog
Coloque o seu email acima para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Saiba como o Sienge pode ajudar a sua empresa