banner sienge

Saia da crise melhorando o gerenciamento de obra

Blog > construcao, gestao, industria-da-construcao, tendencias
20 de maio de 2016

Melhorar o gerenciamento de obra e da sua empresa é essencial para atravessar um período de crise, veja nesse post a melhor forma de melhorar avaliar a sua situação e fazer as mudanças necessárias

A diminuição no volume de obras em 2016 causou um baque nas empresas de construção que estavam vivendo um momento de prosperidade. O cenário mudou, e com os orçamentos cada vez mais enxutos, fica cada vez mais importante organizar as estruturas da empresa e fazer o gerenciamento de obras e o planejamento com muito cuidado. Aplicar as melhores práticas de gerenciamento de obra ajuda a garantir a lucratividade, cumprir prazos e manter a sua empresa no mercado mesmo em tempos de crise. Edmur Zanchi, diretor da Gescon Consultoria, especialista em gestão de empresas de Engenharia, com 20 anos de experiência na área, reflete sobre a importância de se adaptar aos tempos difíceis: “Este cenário de crise é recorrente no Brasil e é sempre um momento propício para análises e reflexões sobre o futuro – como superar este período, como manter o equilíbrio financeiro, como ser competitivo sem perder as já tão apertadas margens de lucratividade?”

banner do quadro de indicadores

Um estudo recente realizado pela consultoria Deloitte junto a construtoras aponta o desvio médio de 21,7% entre o orçado e o custo real de uma obra. Zanchi dá a dica para evitar esse tipo de problema: “Antes de mais nada, é preciso olhar para dentro do próprio negócio e verificar como está estruturada a empresa, ou seja: se os processos estão bem definidos, se há indicadores para medir a eficiência e os resultados, como está a formação de preços, se os custos fixos estão bem dimensionados, etc.”

banner sobre ebook gerenciamento de obra do inicio ao fim

 

Um dos pontos essenciais na estrutura da empresa é o orçamento de obra, por isso é bom levar alguns fatores em consideração para garantir eficiência. Por exemplo, é importante ter um padrão, um modelo bem detalhado, mas sempre considerar que cada orçamento é único. É essencial que o profissional responsável pelo orçamento conheça as técnicas, normas, cálculos de composições unitárias, encargos, tributação, e formação de preços.

Para o bom gerenciamento de obra também é necessário pensar no controle de execução e, para isso, o planejamento e o alinhamento de equipes se fazem presentes. É de extrema importância fazer um cronograma físico-financeiro e manter um diário de obra para acompanhar a eficiência do orçamento, das equipes e das etapas. É também muito importante levar em conta as responsabilidades sociais e trabalhistas, questões ambientais, obrigações com o consumidor e responsabilidades financeiras.

superbanner do ebook 7 dicas de ouro de como fazer orçamento de obra

 

Para otimizar o registro e compartilhamento dos dados entre as áreas, uma boa solução é contar com um ERP (sistema de gestão integrado) especializado em construção civil. Zanchi destaca a importância de adotar soluções tecnológicas: “Ferramentas de gestão são fundamentais pois permitem, através de bancos de dados estruturados, facilitar desde a formação de orçamento até a apuração de resultado, passando pelo planejamento de execução, gestão de compras, contratação de mão de obra e serviços e controle financeiro.”

Portanto, se você está enfrentando problemas de gerenciamento de obra e planejamento, considere reavaliar a estrutura da sua empresa e pense em adotar uma ferramenta de gestão integrada para organizar e controlar os processos da sua empresa e evitar desperdícios.

banner sobre o quiz insumos da construção civil

 

infografico caixa de gestao de obras

Brenda Bressan Thomé

  • Editora do blog Sienge
  • Especialista em comunicação em mídias digitais
  • Jornalista formada pela UFSC
  • Filha de Engenheiro Civil e apaixonada por Construção

Leave a comment

Receba Novidades do Blog
Coloque o seu email acima para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Saiba como o Sienge pode ajudar a sua empresa