Como fazer um bom gerenciamento de obra

Yan Bedin

Escrito por Yan Bedin

22 de agosto 2022| 8 min. de leitura

Compartilhe

 

Acompanhar o andamento da obra e como as tarefas estão sendo realizadas é um processo contínuo: só acaba quando a obra chega ao fim. E é aí que surge o maior desafio: o gerenciamento de obra. 

O gerenciamento de obra é o procedimento que acompanha todas as etapas do projeto, a execução da obra e as entregas. O objetivo é garantir que tudo está caminhando conforme o planejado. E caso haja algum imprevisto, é preciso resolvê-lo sem prejudicar prazos e orçamento.

Na prática, isso quer dizer ser preciso acompanhar o todo e também as particularidades de cada tarefa, pois perder uma informação é muito fácil. As etapas devem estar conectadas para garantir que não sairá do radar do gestor. 

Gestor de obra deve acompanhar todos os detalhes das tarefas

Um bom gerenciamento vai englobar a organização dos processos macro e micro envolvidos na construção civil. Sendo assim, é imprescindível pensar em gestão de projeto, de custos, de pessoas e de documentos. 

Gestão do Projeto

Um projeto macro de construção reúne outros micro projetos que envolvem arquitetura, estrutura, elétrica etc. Então, o gestor deve acompanhar essa fase de definição para garantir que a contratação desses profissionais atenda aos requisitos e características da obra.  

Para otimizar o registro e compartilhamento dos dados entre as áreas, uma boa solução é contar com um ERP (sistema de gestão integrado) especializado em construção civil. 

O gestor tem uma visão geral de todas as ações que serão realizadas e como elas se conectam. Assim, consegue orientar sobre as influências que uma etapa pode ter sobre outras e, principalmente, a dependência entre elas. 

Ele também de levar em conta as responsabilidades sociais e trabalhistas, questões ambientais, obrigações com o consumidor e responsabilidades financeiras.

Após a definição dessa fase tem início a execução da obra. Esse momento exige a total atenção do gestor no acompanhamento de diferentes tarefas. Por isso, listo abaixo exemplos de algumas mais críticas:

  • atividades de almoxarifado, como entrada e saída de insumos;
  • uso correto e devolução dos equipamentos e ferramentas no canteiro de obras;
  • definição de profissionais para execução de tarefas e área da construção;
  • desenvolvimento de relatórios de controle e acompanhamento;
  • entre outras atividades relacionadas com o projeto.

O objetivo macro da gestão do projeto é garantir a entrega com qualidade, dentro dos prazos e do orçamento.

Gestão de Custos

O custo da obra é uma questão crítica. Pois a construção civil é um dos setores que mais desperdiça matéria-prima. Além dos custos com insumos, esse setor está entre os que apresentam os piores índices de produtividade. Ou seja, perde-se material, tempo e dinheiro. 

Então, a gestão de custos é um processo macro do gerenciamento de obra que visa reduzir esses impactos, tornando a obra produtiva e rentável. Como isso é feito? Tendo controle de todos os processos que vão gerar custos para a empresa. 

É preciso acompanhar e garantir que despesas e planejamento de compras estejam respeitando o orçamento planejado

O gestor deve ter controle sobre as compras de materiais, contratação de profissionais e locação de equipamentos para garantir que nada está fugindo do orçamento.

É essencial que o profissional responsável pelo orçamento conheça as técnicas, normas, cálculos de composições unitárias, encargos, tributação, e formação de preços.

Portanto, o gestor deve acompanhar e garantir que as despesas, o recebimento, armazenamento, o planejamento de compras e outros aspectos estão respeitando o orçamento planejado.

Gestão de Pessoas

Além de gerenciar o trabalho dos profissionais em si, o gestor deve garantir que as contratações estão dentro da legalidade. 

Incentivar e motivar as equipes é fundamental para a produtividade da obra

A contratação deve seguir a legislação. Para isso, a construtora solicita uma série de documentos aos profissionais. Caso um documento específico não seja entregue, o profissional não poderá trabalhar ou fará outra atividade. 

O gestor deve ser rígido com a gestão de pessoas deste ponto de vista, pois deixar de cumprir com as exigências de órgãos regulamentadores pode causar danos para a empresa. 

Fora a questão legal, o gestor também deve se atentar para outros aspectos, como:

  • capacitação e treinamentos das equipes; 
  • divisão de funções de acordo com as necessidades da obra;
  • supervisão e avaliação das atividades realizadas por cada profissional;
  • acompanhamento e análise da necessidade de novas contratações;
  • garantia do uso dos equipamentos de segurança.

Ter uma gestão próxima do colaborador, incentivando e motivando as equipes é fundamental para a produtividade e o sucesso na obra. A gestão deve se manter próxima de todos os envolvidos no projeto para colher bons resultados.

Gestão de Documentos

Por fim, temos a gestão de documentos, considerada como uma das atividades mais burocráticas da obra. O gestor deve ter um vasto conhecimento sobre leis, normas, regulamentações e outros aspectos legais que exigem documentos específicos. 

A obra deve estar sempre em dia com o cumprimento de suas obrigações fiscais, trabalhistas, tributárias e ambientais. E o gestor é responsável por garantir isso. Esse controle vai evitar multas, paralisações, embargos e outros tipos de penalidades. 

A gestão de documentos caminha com os outros tipos de gestão citados. Na gestão de pessoas, por exemplo, é necessário garantir que os documentos dos profissionais atendam aos critérios necessários.

Mas quais são os benefícios do gerenciamento de obra?

Um elemento que se destaca nesse olhar macro do gerenciamento de obra é a de se ter uma visão de antecipação de gargalos. Isso significa tomar as melhores decisões diante dos cenários apresentados e aproveitar as melhores oportunidades para estar alinhado com a estratégia geral da empresa. 

Além disso, o gerenciamento de obra permite que as etapas estabelecidas no projeto sejam cumpridas no tempo determinado. É um acompanhamento que permite auxiliar no desenvolvimento da construção civil com maestria. 

O gerenciamento de obra também permite uma maior organização e otimização dos resultados. Afinal, quando se sabe onde quer chegar, o caminho se torna mais fácil. 

Com o gerenciamento de obra você organiza sua construção

Como vimos, o gerenciamento de obra auxiliar no planejamento e na organização das etapas a serem desenvolvidas durante o projeto. Portanto, sua construção tem como resultados a otimização do tempo, recursos e pessoal. 

O gerenciamento de obra é um processo extremamente complexo pela sua própria natureza e quantidade de elementos envolvidos. Por isso, o gestor precisa de boas pessoas para auxiliá-lo em cada processo, com alinhamento de propósitos, para conseguir fazer a gestão de todas as etapas e resultados.

Gerenciamento de obra é investimento e você não deve pensar duas vezes antes de elaborar um. Precisa de ajuda? Entre em contato.