banner sienge

Ficha de Verificação de Serviço (FVS) para atender ao PBQP-H

Blog > construcao, funcionalidades-sienge, industria-da-construcao, sienge
6 de abril de 2016

Ficha de Verificação de Serviço (FVS) é um registro que ajuda a garantir o atendimento a padrões de qualidade. Essa ficha ajudam a avaliar serviços, como por exemplo, dimensões, ângulos, aspectos visuais, defeitos, controles tecnológicos, entre outros cuidados. Acompanhando e avaliando desde o início do serviço, os parâmetros de controle durante a execução e a entrega, respeitando o PBQP-H.

O que é PBQP-H?

O PBQP-H, Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, é uma iniciativa do Governo Federal para cumprimento dos compromissos firmados pelo Brasil com a ONU-Habitat quando da assinatura da Carta de Istambul (Conferência do Habitat II/1996). Esse documento previa várias metas, e entre elas estão: a melhoria da qualidade das moradias, atender à pessoas sem moradia,  melhorar a infra-estrutura básica e serviços. Para resolver essas questões, o PBQP-H tem como foco a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva.

Um dos projetos propulsores do PBQP-H é o Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras (SiAC), que tem como objetivo avaliar a conformidade do sistema de gestão da qualidade das empresas de serviços e obras, considerando as características específicas da atuação dessas empresas no setor da construção civil, e baseando-se na série de normas ISO 9000.  No sentido de incentivar as melhorias tecnológicas, o SINAT (Sistema Nacional de Avaliação Técnica) é proposto para suprir, provisoriamente, lacunas da normalização técnica prescritiva, ou seja, para avaliar produtos não abrangidos por normas técnicas prescritivas.

banner sobre ficha de verificação de serviços

Como participar

Para uma construtora conseguir a certificação PBQP-H, é necessário atender aos requisitos do Governo quanto à documentação e processos de gestão de qualidade. Uma forma de fazer isso é implementar um sistema de gestão de qualidade, como, por exemplo, o que o Sienge oferece.

A Caixa Econômica Federal, por exemplo, exige o certificado PBQP-H como pré-requisito para a concessão de financiamentos habitacionais, como o programa Minha Casa, Minha Vida. Alguns Governos Estaduais e Prefeituras também exigem o certificado para participar de obras públicas.

Quer saber mais sobre as vantagens de ter um software de gestão que te ajuda a atender ao PBQP-H?

Fichas FVSs no Sistema de Gestão de Qualidade

O Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) estabelece que 25 serviços sejam controlados dentro de um edifício. É recomendado que para cada um destes serviços haja uma Ficha de Verificação de Serviço (FVS) diferente e que cada uma dela passe pelas mãos de mais de um profissional antes de liberar o serviço ou etapa.  Com uma boa verificação e controle, evitam-se os custos com retrabalho, demolições, adequações e outras inconveniências que geram estresse no canteiro de obra e perda de tempo e dinheiro para a sua empresa.

Essa fichas são consideradas essenciais para os sistemas da qualidade, pois permitem controlar os detalhes da produção desde o princípio da construção até o final, apenas liberando a próxima etapa da execução quando a anterior estiver aprovada em questão de qualidade.  Há diversos modelos de ficha, as impressas que são preenchidas manualmente, e as eletrônicas, sendo que dentre elas existem as versões mais simples, baseadas em planilhas e sistemas sofisticados, com gráficos, parametrização de fichas e emissão de relatórios, o que de certa forma deixa a inspeção mais detalhada e segura.

Que tipo de informação as fichas devem conter?

Primeiramente, as Fichas de Verificação de Serviço devem ser claras, fáceis para preencher e com informações suficientes , afim de garantir o controle da execução e a qualidade do produto. As respostas devem ser objetivas, contemplando desde o início dos trabalhos até a a verificação final. É importante que cada serviço tenha sua ficha de verificação personalizada de acordo com os itens considerados importantes na área, essa designação e elaboração deve ficar a cargo dos gestores de qualidade e é muito importante para que todos consigam desempenhar bem o seu trabalho. Antes de liberar a próxima etapa da obra, deve-se fazer um controle de todas as FVSs que se referem à etapa anterior, analisar se cabe a liberação e só então partir para a próxima.

Para que você tenha um exemplo de como as fichas de verificação podem ser automatizadas, veja o exemplo da ficha de verificação do Sienge, que chama-se Ficha de Inspeção de Serviços e está disponível no módulo de Gestão da Qualidade do sistema. O seu preenchimento da ficha através do sistema é fácil, você pode fazer quando estiver fazendo as medições das obras, sendo pelo módulo de engenharia em campo ou no escritório pelo módulo de suprimentos. Tudo isso ainda conecta-se com o sistema de Gestão de Qualidade! 

Ficha de Verificação PBQP-h

Ficha de Verificação

O que melhora na sua empresa após a utilização das FVSs para PBQP-H?

Com essa inspeção sua empresa passa a identificar algumas irregularidades que antes podiam passar despercebidas, além do mais, consegue ser mais assertiva nas soluções, pois sabe onde é e quando o problema começa, evitando possíveis retrabalhos.

Outra melhoria pode ser o controle dos serviços dos seus fornecedores, você pode acompanhar o processo de produção, assim tem-se a garantia que o material fornecido tem a qualidade e está de acordo com que o empresa pediu. A ficha nunca dispensa outros controles, como ensaio de qualidade do aço fornecido e controle tecnológico do concreto.

Se usadas corretamente, as FVSs dão acesso a um conjunto de informações que permite ter do todo do que acontece na obra.
Elas permitem identificar e avaliar:

  • Produtividade de cada equipe de produção ou empreiteiro
  • Quais serviços requerem retrabalho
  • A principal dificuldade encontrada em cada serviço
  • A qualidade dos materiais: movimentação, uso, desperdício
  • O cumprimento dos procedimentos e prazos
  • Se há serviços conflitantes realizados simultaneamente
  • Se cabe o uso de novas tecnologias para a melhorar a qualidade
  • Cruzar os dados das fichas com problemas ocorridos na operação: determinar assistência técnica

Baixe um modelo de ficha de verificação de serviço (FVS) gratuitamente aqui!

Se você quer saber mais sobre como o nosso software trabalha com as Fichas entre em contato conosco através do formulário abaixo:

Qualquer dúvida a equipe Sienge / Softplan está a disposição, escreva para:
contatositesienge@softplan.com.br

Fontes: Equipe de Obra Pini, Sienge, PBQP-H, SIAC

 

Brenda Bressan Thomé

  • Editora do blog Sienge
  • Especialista em comunicação em mídias digitais
  • Jornalista formada pela UFSC
  • Filha de Engenheiro Civil e apaixonada por Construção

Leave a comment

Receba Novidades do Blog
Coloque o seu email acima para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Saiba como o Sienge pode ajudar a sua empresa