banner sienge

ERP ESPECIALIZADO EM CONSTRUTORAS: BENEFÍCIOS PARA TODAS AS ÁREAS DA EMPRESA!

Blog > gestao, industria-da-construcao, sienge, software, tendencias
19 de agosto de 2015

A tecnologia é a principal aliada da otimização e automatização de processos de uma empresa, independente do segmento. Conforme explicamos no post “O que é ERP e como o ERP pode ajudar as construtoras” confirmar título e link), a adoção deste sistema para o segmento da construção civil reflete diretamente em todas as áreas da empresa proporcionando a integração das informações de maneira precisa, apoiando nas tomadas de decisão.

Para um sistema de gestão de obras ser eficiente, ele deve atender bem as necessidades de cada área. Neste post vamos desvendar todas as funções de um ERP que são voltadas para construção civil, apresentando os benefícios que elas trazem às construtoras!

Eficiência para engenharia e diretoria

É possível automatizar a integração dos diversos canteiros de obra da sua construtora com o escritório de projetos e ainda com a área administrativa. Com esta automatização, sua construtora se beneficia com a redução de tempo e com a minimização dos retrabalhos.

Chega de passar tanto tempo indo de obra em obra para fazer o levantamento das informações de forma manual, e nem é preciso mais ir nos departamentos para buscar informações financeiras, por exemplo. Tudo estará disponível de forma integrada e em tempo real!

Áreas de compras, engenharia e financeiro em sintonia

Sabendo que um processo de compras eficiente pode impactar diretamente no lucro da sua construtora, os sistemas de gestão empresarial oferecem uma integração completa que permite a interação entre as áreas de compras, engenharia e financeira.

Essa interação entre o engenheiro de obra e a equipe de compras é muito importante para checar, por exemplo, se os insumos necessários estão disponíveis para o canteiro de obras, assim como, evitar compras emergenciais ou feitas em duplicidade.

Já para o departamento financeiro/contas a pagar essa integração também é importante, pois permite que ele acompanhe em tempo real o que a empresa está comprando e pode provisionar com mais tranquilidade os pagamentos.

banner sobre o quiz insumos da construção civil

Gestão de contratos automatizada

Já imaginou o impacto para a obra se você descobre que determinada máquina deve ser devolvida em uma semana por conta do vencimento do contrato, mesmo sem ter finalizado as atividades, e ela já está reservada para outra empresa? Ainda bem que as construtoras já aprenderam que quanto mais eficaz é a gestão de contratos, menor o risco de prejuízos de ordem financeira e de operação para o empreendimento.

Com o uso da tecnologia, ficou muito mais simples conseguir melhoras significativas na gestão contratual. Ao automatizar esses processos, sua equipe conseguirá acompanhar online o andamento de cada contrato, pondo fim aos extravios comuns desta área. Também será possível controlar prazos de vencimento de maneira eficaz, além da redução natural de custos e de papel.

Otimizando recursos financeiros

Consolidar as informações financeiras de todas as obras manualmente demanda muito tempo e, ao final, a empresa ainda corre o risco das informações na planilha do fluxo de caixa estarem defasadas em relação à realidade de cada canteiro de obras.

Ao implementar um sistema de gestão de obras integrado você terá em suas mãos um painel completo da posição financeira atualizada da sua construtora, em tempo real. E com ele será possível fazer o fechamento contábil com mais agilidade, ter um fluxo de caixa de todas as obras consolidado – ou de cada obra individualmente – e ainda reduzir os desvios no orçamento.

Seu Departamento Pessoal (ou Recursos Humanos) mais estratégico

Respeitar de forma criteriosa a CLT, as legislações previdenciárias e sindicais é essencial para todas as empresas, independente do segmento e porte. Na construção civil era comum encontrar empresas atuando com um sistema de RH exclusivo para essa área, sem integração com as demais áreas.

Hoje isso mudou, e os sistemas de departamento pessoal passaram a atuar com muito mais sinergia com as demais áreas da empresa, proporcionando benefícios como a apuração de custos por colaborador e o controle de horas trabalhadas do tomador de obras.

banner do ebook sobre produtividade na construção

Controle eficaz de qualidade

A área da qualidade também pode se beneficiar com as soluções especializadas para a construção civil!

Com base nas informações coletadas na obra e registradas no sistema, o departamento de qualidade poderá, a partir daí, avaliar e pontuar a qualidade dos materiais recebidos, acompanhar os indicadores e ainda extrair relatórios em tempo real sobre informações por obras, ou todas as obras agrupadas.

Com os ganhos obtidos em todas as áreas da empresa, ao final sua construtora terá uma melhor performance, ao integrar seus processos e reduzir custos, e se tornará mais competitiva no mercado!

Ficou surpreso com a quantidade de funções específicas para a construção civil e que podem ser benéficas para a sua construtora? Então acesse nosso e-Book para obter as informações completas: “Descubra como um software pode contemplar todas as áreas da sua empresa.” .

banner sobre o quiz desperdicio

Brenda Bressan Thomé

  • Editora do blog Sienge
  • Especialista em comunicação em mídias digitais
  • Jornalista formada pela UFSC
  • Filha de Engenheiro Civil e apaixonada por Construção

Leave a comment

Receba Novidades do Blog
Coloque o seu email acima para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Saiba como o Sienge pode ajudar a sua empresa