banner sienge

Edifício Ecológico promete filtrar o ar ao seu redor

Blog > incorporacao, industria-da-construcao, sustentabilidade, tendencias
4 de dezembro de 2012

Peculiar, um novo empreendimento imobiliário de Chicago tráz proposta de filtrar o ar das suas proximidades. Conheça o Edifício Ecológico.

O mais novo projeto arquitetônico de Chicago especula, com ousadia, a possibilidade de um edifício que limpa o ar da região ao seu redor. A concepção da ideia do edifício ecológico aconteceu no Illinois Institute of Technology por Danny Mui e Benjamin Sahagun.

Conforme a descrição dos arquitetos para o site do Council on Tall Buildings and Urban Habitat (CTBUH), o arranha-céu é equipado por dois tanques biorreatores repletos de algas, que fariam o trabalho de absorver o CO2.  O sistema, serviria não apenas com o patrocínio de um ar mais respirável, mas também com, eventualmente, o abastecimento de carros dos residentes do prédio com o biocombustível produzido pelas algas.

O Edifício Ecológico – batizado CO2ngress Gateway Towers, consiste em duas torres irregulares conectadas por uma ponte. Onde cada uma delas possui duas camadas de janela, o que impede a passagem da poluição sonora para dentro do edifício. Há também um espaço aberto nos terraços que   pode ser usado pelos moradores para entretenimento.

Edifício EcológicoNo entanto, infelizmente, o ambicioso projeto que limparia o gás carbônico despejado por em média 77 mil veículos por dia, não é levado muito a serio no momento. Mas a dupla ainda não parou de trabalhar para a viabilização das torres.

Não seria interessante que arranha-céus além de cumprirem, parcialmente, o papel de árvores ainda produzissem combustível limpo para carros?

Brenda Bressan Thomé

  • Editora do blog Sienge
  • Especialista em comunicação em mídias digitais
  • Jornalista formada pela UFSC
  • Filha de Engenheiro Civil e apaixonada por Construção

Leave a comment

Receba Novidades do Blog
Coloque o seu email acima para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Saiba como o Sienge pode ajudar a sua empresa