Construção Civil – Otimismo, equilíbrio ou maturidade?

Construção Civil – Otimismo, equilíbrio ou maturidade?

O Brasil possui um baixo nível de endividamento de crédito imobiliário em relação ao PIB. Ponto para a construção civil!

Isso dá espaço para o crescimento do crédito imobiliário, sem riscos de desequilíbrio econômico, com a difusão de novas ferramentas para fundos imobiliários. Veja o gráfico:

Gráfico de Crédito Imobiliário:

Construção Civil

A nível comparativo:  em países como Estados Unidos, França, Inglaterra, Alemanha e Chile o crédito imobiliário é mais de 20% do PIB dos seus respectivos países.

 O nível de inadimplência do brasileiro também é baixo, o que é muito positivo para o setor, pois deixa a economia saudável. Abaixo, o gráfico mostra que o índice inadimplência do brasileiro vem diminuindo drasticamente com o passar dos anos.

Índice de inadimplência:

Construção Civil

Outra questão que determina o futuro econômico do país, é o bônus demográfico. De acordo com o gráfico abaixo, observa-se que o Brasil está no meio  da faixa de bônus, isso significa que a população economicamente ativa predomina da constituição etária do país. Que demandam moradia e estrutura.

Construção Civil

O que se espera daqui pra frente é um mercado maduro com projeções otimistas, acompanhado de um mercado com preços altos, mas sustentados pela demanda aquecida, subsidiada por: bônus demográfico, crescimento no número de famílias, crescimento da classe média/aumento da renda, ampliação do acesso ao crédito, redução da taxa de juros e inflação estável.

Também espera-se um maior equilíbrio entre o número de lançamentos e vendas, devido a sistemas de vendas mais eficientes. Isso aumentará os preços no setor, mas, dessa vez, por causa da demanda aquecida, e não por fatores como a especulação.