Construção Civil ganha produtividade usando smartphones

Tomás Lima

Escrito por Tomás Lima

30 de junho 2015| 5 min. de leitura

Compartilhe
Construção Civil ganha produtividade usando smartphones

A solidez e a importância econômica do mercado da construção civil no Brasil, evidenciam cada vez mais a necessidade de aumentar a produtividade no setor.

Entre 2007 e 2012, de acordo com o IBGE, o setor da Construção Civil cresceu 1,8 vez a mais do que o PIB brasileiro. Entretanto, estima-se que 2015 deve registrar uma retração de 1,2% (fonte: CNI – Confederação Nacional da Indústria). Na falta de certeza quanto ao que ocorrerá a médio prazo, manter sua construtora ou incorporadora competitiva é essencial, e exigirá atenção redobrada e esforços ainda maiores.

Um estudo feito por EY, mostrou que existem inicialmente sete alavancas relevantes para melhorar a produtividade da indústria da Construção Civil:

  • Planejamento da execução de empreendimentos;
  • Adoção de métodos de gestão
  • Equipamentos;
  • Materiais;
  • Métodos construtivos;
  • Melhorias de projeto; e
  • Qualificação da mão-de-obra.

No entanto, sabemos que colocar tudo isso em prática é nada fácil, especialmente quando falamos da Construção Civil, que tem sua natureza distribuída. Segundo André Viola Ferreira, Sócio-líder da Real Estate Brasil e América do Sul: “ Muitos aspectos externos ao canteiro de obras têm impacto sobre a produtividade, como a prospecção do terreno e repasse final do imóvel. Por isso, é fundamental conectar o projeto aos diversos departamentos, de modo a firmar o foco na cadeia de valor do empreendimento, do início ao fim.”

A utilização de tecnologias que promovem a mobilidade na indústria da Construção Civil podem ser uma resposta para a relação entre a produtividade vs. descentralização do setor, e estão cada vez mais populares entre as empresas e profissionais do setor.

Por meio da utilização de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, há mais agilidade e precisão das informações, pois são lançadas diretamente no local da obra sem intermédio de papel ou planilhas. Esta tecnologia também permite que as informações estejam sempre na palma da mão dos gestores, onde e quando você quiser.

Com os dispositivos móveis para a construção civil, você ganha muito mais produtividade, pois:

  • há mais agilidade nos lançamentos de atividades efetuados no canteiro de obras, tendo mais facilidade para seguir o planejamento inicial
  • maior assertividade já que as informações coletadas no canteiro de obra são inseridas direto no sistema usando um tablet ou smartphone, sem preenchimento manual das planilhas
  • fornece mais segurança – informações estão na rede com protocolos de segurança, e não em papéis que podem ser extraviados
  • é de fácil acesso – você pode acessar de qualquer lugar a qualquer hora, permitindo que operações, como aprovações de compra ou contrato, sejam feitas com agilidade, evitando atrasos na obra, por exemplo.
  • recurso de apontamentos de mão de obra diretamente no canteiro de obras, de forma  automática e integrada.O resultado disso é que você pode fazer uma gestão mais apurada de horas trabalhadas, turnos extras, assim como a necessidade de realocação de trabalhadoras ausentes.

Além de melhorar a produtividade, os aplicativos moveis para a construção civil ajudam em muitos outras atividades do dia-a-dia. Conheça aqui alguns aplicativos que melhorarão a rotina e os resultados de sua construtora ou incorporadora.

Outro modelo que pode ser muito bem aproveitado em sua empresa, é a computação em nuvem, isso significa que tudo é armazenado em computadores ou servidores compartilhados e interligados pela internet. Estes serviços tem segurança para que cada informação seja acessada apenas pelo seu dono, e de qualquer lugar do mundo!

Sua construtora se beneficiará com:

  • flexibilidade,
  • capacidade de processamento de grandes volumes de informações,-
  • recuperação e  backups dos dados automáticos.

Todos estes recursos promovem a otimização de seus processos e a integração de suas áreas. Menos papel e planilhas e eliminação de retrabalho com digitação de dados. Mais produtividade com as informações oriundas das obras chegando no lugar certo e no tempo certo.