banner sienge

Construção Civil – Dicas de planejamento para obter sucesso

Blog > gestao, industria-da-construcao, software
14 de janeiro de 2015

Para auxílio a tomada de decisão e uma maior assertividade nas estratégias, fazer um bom planejamento é essencial na Construção Civil.

Assim você vai perceber a realidade, avaliar caminhos e construir um referencial para dirigir sua empresa na indústria da construção civil. Avaliar racionalmente as ações a serem tomadas é outro benefício trazido por um bom planejamento.

Destacamos dicas muito importantes para você, que decidiu trabalhar com construção civil e quer alcançar objetivos pré-definidos que irão constituir o sucesso de sua empresa. Vamos a elas.

Quanto as responsabilidades sociais e trabalhistas

É importante que você dê atenção ao planejamento da rotina trabalhista e como são contratados seus funcionários. Seguir as Leis Sociais e Trabalhistas reduz o risco de processos e de prejuízos de ordem social e financeira.

Entre outras ações, sua empresa deve fazer o melhor uso da alocação e das formas de contratação mais econômicas, oferecer benefícios sociais e seguir as orientações de medicina e segurança e do trabalho, gerando compromentimeto dos funcionários com o negócio da empresa.

Quanto as responsabilidades ambientais

Ser sustentável na construção civil é um grande desafio, por isso mesmo, se torna um fortíssimo diferencial em relação a resultados e a imagem social da empresa.

É importante então definir quais serão as ações sustentáveis na sua empresa, como destinar resíduos das contruções a obras populares ou de caráter público e controlar o uso da água e energia, para reduzir desperdícios.

Além disto é possível usar tintas sem solvente e materiais menos agressivos de forma
geral, os ares condicionados de forma mais consciente e inibir o uso desnecessário e simultâneo dos elevadores.
Quanto as responsabilidades com o consumidor
Adquirir um imóvel, seja para fins residenciais ou comerciais, é um passo muito importante e exige grande comprometimento financeiro do comprador.

banner sobre planejamento de obra

Para garantir que sua construtora ou incorporadora não irá frustar o consumidor, é importante providenciar em tempo a documentação exigida para a liberação do imóvel e seguir um processo de trabalho que atenda as especificações apresentadas inicialmente.

Também é importante trabalhar com orçamentos detalhados em cada uma de suas obras, negociar com fornecedores comprometidos com prazo, não aceitar o uso de material de baixa qualidade e ficar atento aos equipamentos que serão necessários para a conclusão de seu empreendimento.

Quanto as responsabilidades financeiras

Um bom plano de negócios visa lucro aos sócios da empresa. E estes por sua vez acompanharão bem de perto os resultados de seu investimento.

Considere em seu planejamento ações para garantir pontualidade nas entregas, fluxo de caixa com receita e despesas sincronizadas e que facilite a contratação de mão de obra. Não acumule obras em atraso, que fatalmente exigirão mais dinheiro para conclusão.

Um planejamento financeiro detalhado que permita ações pró-ativas pela saúde financeira das obras e da empresa também é grande aliado para o sucesso na construção civil.

Ah, preste bastante atenção ao fazer sua opção quanto ao regime tributário (lucro real ou presumido) e o regime societário (SPE ou SCP ou consórcio) para sua empresa.

Reavalie seu plano de negócios, com olhar bem crítico, e aplique estas dicas nos pontos que merecem uma revisão!

banner sobre a palestra planejando futuro das obras

Conte conosco se tiver dúvidas. Estamos a disposição para lhe apresentar um software para construção civil que irá ajudar e muito seu planejamento!

Baixe a nossa planilha de planejamento de obra gratuitamente!

Brenda Bressan Thomé

  • Editora do blog Sienge
  • Especialista em comunicação em mídias digitais
  • Jornalista formada pela UFSC
  • Filha de Engenheiro Civil e apaixonada por Construção

Leave a comment

Receba Novidades do Blog
Coloque o seu email acima para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Saiba como o Sienge pode ajudar a sua empresa