banner sienge

Diário de obras: dicas práticas, modelo e vídeo para sua construtora!

Blog > construcao, gestao, industria-da-construcao, software
4 de novembro de 2015

O CONFEA (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) orienta à todas as empresas da indústria da construção que mantenham em suas obras registros diários atualizados. O diário de obras é o documento utilizado para registrar as principais atividades executadas em um empreendimento, no qual consta a assinatura do responsável técnico, que formaliza o acompanhamento desses registros.

As anotações devem ser feitas diariamente, apontadas de maneira objetiva e sempre levando em consideração detalhes mais relevantes (como o uso de recursos extras, locações de maquinário, condições climáticas e de trabalho). Uma anotação completa pode ser feita da seguinte forma: devido à chuva de hoje, não conseguimos finalizar a pintura. Assim sendo, há possibilidade de prorrogação na entrega da obra.

Mais que um memorial, o diário de obras também é um documento de aprendizado, no qual o engenheiro e sua equipe podem analisar cada etapa da execução da obra, criando um histórico que vai apoiar no planejamento estratégico dos próximos projetos. Além disso, é o instrumento que permite justificar um atraso na obra para o cliente e oferece subsídios para a negociação com fornecedores, por exemplo. Por isso, ele deve ser preenchido com atenção.

Para te ajudar nessa importante tarefa, listamos cinco dicas práticas sobre como preencher seu diário de obras. Confira:  

# Dica 1: Seja objetivo

Escrever de maneira objetiva não quer dizer ser superficial no relato. “Reparos com concreto” é algo muito vago, levando em consideração, por exemplo, uma obra de 4 pavimentos. É preciso ser específico, anotando: “reparos com concreto no primeiro pavimento, apartamento 11” ou ainda “a cremalheira apresentou falhas e foi solicitada sua reposição no dia 04/10”. Em caso de auditoria ou conferência dos serviços terceirizados, essas informações são muito relevantes.

# Dica 2: Pontue as condições climáticas

A condição climática é uma das informações mais importantes do diário de obra, já que o tempo é um grande influenciador do ritmo do projeto e das possibilidades de executar algumas atividades fundamentais, como fundação, pintura e cimentagem. Com o correto preenchimento do diário, uma excelente solução de tecnologia pode criar um gráfico que represente o histórico climático, com impacto na execução do empreendimento, por exemplo:

superbanner da planilha do modelo de diário de obras

# Dica 3: Aspectos de segurança

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), ocorrem cerca de 1,3 milhões de acidentes de trabalho durante um ano no Brasil, que têm como principais causas o descumprimento de normas básicas de proteção e más condições do ambiente e processos de trabalho. Fazer anotações diárias sobre os riscos e os acidentes permite que sejam identificados os pontos de melhoria nesse aspecto, com o objetivo de reduzir os riscos para os empregados.

 

 

Turnos-por-Condições-do-Tempo-300x182 (1)

# Dica 4: Liste todos os funcionários

É imprescindível que no diário estejam mencionados o nome de todos os profissionais envolvidos nas tarefas no dia e sua função específica, incluindo os terceiros. Assim, pode-se confirmar a presença dos especialistas necessários em cada etapa da edificação e essa anotação também funciona como uma ferramenta de apoio à área de Recursos Humanos para o controle de presença e produtividade.

# Dica 5: Atualize sempre!

O diário de obras é um documento vivo. Isso significa que ele não precisa seguir um padrão eternamente. Ele pode (e deve!) receber alterações e ser incrementado com mais informações que o ajudem a se tornar ainda mais claro, com informações que propiciem a criação de um histórico, além de compreender os principais desafios.

Clique aqui e baixe grátis um

MODELO DE DIÁRIO DE OBRA

O módulo Diário de Obras da Sienge pode ser integrado aos demais módulos da empresa, como o de Recursos Humanos e Financeiro, por exemplo, trazendo ainda mais produtividade e competitividade para a sua construtora. Veja como ele funciona aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=gU-053q4sgM

Para mais informações sobre esse recurso, entre em contato conosco!

banner sobre o quiz insumos da construção civil

Brenda Bressan Thomé

  • Editora do blog Sienge
  • Especialista em comunicação em mídias digitais
  • Jornalista formada pela UFSC
  • Filha de Engenheiro Civil e apaixonada por Construção

Leave a comment

Receba Novidades do Blog
Coloque o seu email acima para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Saiba como o Sienge pode ajudar a sua empresa