CONSULTORIA DE GESTÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL: QUAL A HORA DE CONTRATÁ-LA?

CONSULTORIA DE GESTÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL: QUAL A HORA DE CONTRATÁ-LA?

As tarefas prioritárias e urgentes do dia a dia acabam consumindo muito tempo e energia dos gestores da construção civil, fazendo com que seus esforços sejam mais direcionados para “apagar incêndios” do que para estruturar melhorias no processo com objetivo de buscar a inovação e revisar o planejamento, com base nos movimentos de mercado, cada vez mais dinâmico. Para apoiar os executivos na importante missão de moldar o negócio para o futuro, a consultoria de gestão tem sido cada vez mais requisitada.

Isso se reflete nos dados divulgados pela Associação Brasileira de Consultores (ABCO), que prevê um crescimento no setor de consultorias de até 20% em 2015. Um percentual para lá de otimista para o contexto econômico atual no país. A satisfação dos clientes é uma das razões responsáveis por puxar esse dado. Enquanto em 2011, 70% das empresas estavam contentes com o serviço de prestado, no ano passado, essa avaliação subiu para 80%.

A satisfação decorre justamente porque a consultoria propicia uma série de melhorias na empresa que vão desde traçar um diagnóstico preciso (ou seja, identificar pontos críticos a serem ajustados) até a implantação de soluções, que passa por treinar e fazer o acompanhamento inicial das ações de melhoria desenhadas em conjunto. No caso da construção civil, por exemplo, é possível focalizar o trabalho para instituir indicadores de resultados, tais como índices de qualidade, índice que reaproveitamento ou minimização dos entulhos gerados, por exemplo. Isso impacta diretamente na administração da obra.

Qual o momento certo para recorrer a uma consultoria? Quando as atividades prioritárias da empresa (aquelas que têm impacto direto nos resultados) não conseguem mais acompanhar a demanda do mercado ou podem ser melhoradas é hora de procurar uma consultoria de gestão especializada em construção civil. Para Os ganhos e melhorias podem ser variados, a partir de necessidades como as listadas abaixo:

  • Melhorar a produtividade da construtora: a consultoria ajuda a identificar atividades que geram retrabalhos e oportunidades de melhorias em processos para otimizá-las. A partir disso, é possível encurtar etapas, conservar a qualidade e poupando esforços.
  • Fortalecer o controle de custo: com um olhar apurado e muita experiência, os consultores especializados são capazes de identificar os mecanismos de controle utilizados atualmente e promover a integração entre eles para maior precisão na gestão de custo da empresa.
  • Definir indicadores de performance: em um trabalho conjunto com as áreas, identifica-se o que é preciso medir (prazo de entrega da obra ou volume de propostas comerciais enviadas, por exemplo) e, a partir daí, são definidos os indicadores. O acompanhamento periódico desses dados favorece um olhar abrangente sobre a evolução das equipes e permite fazer correções de rota em tempo hábil.
  • Potencializar a gestão de pessoas: uma consultoria pode identificar, de maneira colaborativa com os funcionários, ações para melhorar a gestão de pessoas, aumentando a retenção de talentos e diminuindo o turn over (rotatividade).
  • Orientar o processo de sucessão familiar: no caso de uma situação como essa, a consultoria pode apoiar no processo de transição, a fim de contribuir para que ela ocorra de maneira tranquila, profissional e estruturada.
  • Direcionar processos de fusões e aquisições: bem comum nos dias atuais, uma transição dessa precisa ser bem alinhada, para que não impacte negativamente no clima organizacional. Os consultores que dominam o tema buscam a sinergia nas operações de modo a otimizar os recursos existentes e reduzir custos.

Quais cuidados devem ser tomados ao contratar uma consultoria? Para que o investimento e os resultados sejam potencializados é preciso ter cuidado com os pontos abaixo:

  • Procurar consultorias especializadas na construção civil;
  • Alinhar expectativas entre a empresa e os consultores;
  • Envolver o time da empresa;
  • Documentar processos/ metodologias utilizadas;
  • Capacitar a equipe para dar continuidade às etapas desenvolvidas.

Buscar esse apoio é o primeiro importante passo para melhorar a gestão na construção civil e alcançar melhores resultados, que passam por maior motivação e engajamento dos colaboradores, com reflexos percebidos também na rentabilidade e, claro, pelo mercado e clientes. Continue conectado ao blog para  receber outras informações que irão ajudá-lo nessa tarefa.