banner sienge

Construção Civil – Como selecionar os melhores fornecedores

Blog > industria-da-construcao
23 de julho de 2015

O antigo método de cotação no qual alguém da sua equipe dedicava tempo para o contato individual com os potenciais fornecedores e depois realizava o comparativo entre os concorrentes ficou no passado de vez.

Tempos difíceis na economia, como o que atravessamos nesse momento, pedem agilidade máxima, produtividade e, claro, redução de custos. Por isso, contar com ferramentas práticas que otimizem processos estratégicos, como é a escolha de um fornecedor, faz toda a diferença no seu resultado final também na Construção Civil.

Considere que você tem um fornecedor de confiança, que já presta serviços para sua empresa do ramo da Construção Civil há anos e dispensa credenciais. Na pressão por orçamentos mais enxutos, você se vê desafiado a considerar novos fornecedores, situação que pode te deixar inseguro em relação à qualidade que você já conhece. Com uma solução específica, é possível realizar o processo de forma prática e ajuda a ter segurança na definição de um novo parceiro.

A Softplan, por exemplo, disponibiliza uma ferramenta chamada Portal do Fornecedor, pela qual é possível disponibilizar as solicitações de cotação para diversos fornecedores, cruzar os dados recebidos e depois avaliar os parceiros escolhidos, de forma simples, prática e muito mais rápida.

A partir de um cadastro de cotação no sistema, os fornecedores são acionados e incluem diretamente todas as informações que você solicitar, como: preço, prazo de entrega e condições de pagamento. Com base nesse processo padronizado, a solução cria um mapa comparativo das cotações e gera alertas indicando os melhores preços e as melhores relações entre custo e benefício oferecidas, facilitando a análise e escolha do melhor parceiro para cada tipo de solicitação.

banner sobre o quiz insumos da construção civil

Após a definição do fornecedor, é possível incluir uma avaliação juntamente com o registro da chegada e inspeção do material. Assim, todos os dados acumulados no sistema ajudam a manter a qualidade do fornecimento, pois os parceiros com entregas abaixo da meta (seja por pontualidade ou qualidade do produto) podem ser barrados no momento de novas cotações, de forma imparcial e sem depender da memória dos colaboradores. Além disso, pedidos similares reaproveitam as informações já inseridas no sistema para gerar novas solicitações, tornando o processo mais rápido.

Adotar uma solução como o Portal do Fornecedor amplia sua capacidade de análise das propostas e garante resultados efetivos com base em dados enviados pelos candidatos à parceiros e nas avaliações realizadas, criando um ambiente de concorrência leal, seguro e altamente profissional para suas escolhas.

banner sobre o quiz insumos da construção civil

Brenda Bressan Thomé

  • Editora do blog Sienge
  • Especialista em comunicação em mídias digitais
  • Jornalista formada pela UFSC
  • Filha de Engenheiro Civil e apaixonada por Construção

2 Comments

  1. Bruna

    olá,

    Gostariamos de escrever um artigo de instalações elétricas para você para ser divulgado em seu site, seria possível?

    Obrigada!

    Responder

Leave a comment

Receba Novidades do Blog
Coloque o seu email acima para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Saiba como o Sienge pode ajudar a sua empresa