Fornecedores de construção civil: 8 dicas infalíveis para escolher os melhores

Helena Dutra

Escrito por Helena Dutra

25 de agosto 2022| 10 min. de leitura

Compartilhe

 

Poucas tarefas são tão importantes no planejamento de uma construtora ou incorporadora quanto a escolha dos fornecedores de material de construção. Afinal, basta um produto defeituoso ou a falta de algum insumo para comprometer a qualidade da obra e provocar atrasos no cronograma de execução.

Temos alguns exemplos com frequência, até mesmo em acidentes provocados pelo emprego de materiais de má qualidade. Em resumo, ter um bom cadastro de fornecedores confiáveis deve ser uma prioridade para todos os bons gestores de empreendimentos.

Mas como fazer isso, como encontrar parceiros confiáveis em meio a tantas ofertas, com quem se possa negociar e trabalhar com segurança? Você já vai ver, é só seguir a leitura e conferir 8 dicas para te ajudar a escolher os fornecedores.

fornecedores de construção civil

1. Diversifique os Fornecedores

É recomendável um cadastro com mais de um fornecedor por produto. Isso para se evitar a dependência de uma única empresa e o risco de desabastecimento a qualquer hora.

Se isso for óbvio para você e se já faz isso na prática em sua empresa, ÓTIMO, está no bom caminho. Do contrário, tome providências urgentes para diversificar seu rol de fornecedores de material de construção.

Quando você menos esperar, por um fator inesperado, uma crise no setor, problemas de transporte ou mesmo quebra da empresa fornecedora, sua obra pode ficar sem aquele insumo tão importante.  

Não deixe isso acontecer!

2. Busque fornecedores com credibilidade e referências no mercado

Aqui temos uma medida básica. É por onde deve começar a procura de fornecedores confiáveis, recolhendo informações sobre os que se apresentam no mercado.

Pode ser por meio de outros empreendedores do ramo, em uma pesquisa no Google ou consultando profissionais da área de compras que conheçam muito bem o setor.

É fundamental conhecer a reputação das empresas com quem você vai trabalhar antes de entabular qualquer negociação e verificar seu grau de compromisso com prazos e qualidade dos produtos e também com a pós-venda.

Não se arrisque com empresas que não estejam regulares no mercado quanto às exigências legais para funcionamento. Isso pode ser verificado facilmente mediante a checagem do CNPJ junto à Receita Federal.

O número deve estar disponível nas embalagens, no próprio produto ou na nota fiscal. Caso o CNPJ não esteja ativo ou válido é um péssimo sinal, descarte logo esse fornecedor. 

3. Pesquise sobre o Licenciamento ambiental

É preciso lembrar que nenhuma atividade industrial pode operar legalmente sem licença ambiental, alerta o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS).  

Logicamente, a existência da licença não é garantia contra impactos ao meio ambiente. Mas a sua ausência praticamente elimina qualquer possibilidade de respeito à lei.

Alguns órgãos da federação possibilitam a consulta através do nome completo da empresa e da unidade da federação.

Caso o órgão federal só possibilite a consulta da licença ambiental através do número do processo, solicite ao fabricante dos seus materiais uma cópia da licença ou número do protocolo e confirme a validade.

4. Analise a distância e transporte

Quanto mais próximo o fornecedor, mais fácil e ágil será a entrega dos materiais. Considere isso entre seus critérios mais importantes. Do ponto de vista da sustentabilidade, o transporte também determina o consumo de combustíveis fósseis.

Esse impacto é minimizado pela seleção de empresas com sua unidade fabril próxima ao local de sua distribuição e entrega.

Naturalmente, os custos desse fator sobre o valor final do produto também diminuem com as distâncias menores. Portanto, faça o possível para ter fornecedores de material de construção mais próximos da sua cidade ou região.

5. Avalie a qualidade dos produtos

Você deve saber perfeitamente o tipo e as especificações dos produtos que precisa para sua obra. E, a partir daí, buscar aqueles que preenchem todos os seus requisitos, com total garantia de qualidade.

Uma primeira recomendação é sempre analisar o seu próprio histórico em relação do produto e também as informações do mercado. 

Isto é, conferir com profissionais, do engenheiro ao pedreiro, eletricista, encanador e outros, como determinado material responde nas obras de onde vem sendo utilizado.

A observância de todas as normas e certificações é imprescindível para garantir que o material adquirido seja o melhor possível.

As certificações e normas devem ser encaradas como um diferencial significativo na hora de avaliar os materiais. E quais seriam elas?

Fundamental, neste caso, é a  norma ABNT NBR 15575, que define parâmetros de desempenho mínimos para:

  • Sistemas estruturais;
  • Sistemas de pisos;
  • Sistemas de vedações verticais internas e externas;
  • Sistemas de coberturas;
  • Sistemas hidrossanitários.

Se o produto for novo e ainda não estiver listado, exija do fabricante laudos que afirmem a qualidade segundo testes realizados em laboratórios técnicos, como o IPT-SP ou Inmetro.

6. Pense na responsabilidade social e ambiental

Para a credibilidade da sua própria empresa, relacione-se somente com empresas fornecedoras que tenham compromisso socioambiental. Isso quer dizer, entre outras coisas, o cumprimento das normas e direitos fundamentais da Organização Internacional do Trabalho.

Por exemplo, o direito à liberdade sindical, a eliminação de qualquer forma de trabalho forçado, trabalho escravo ou semiescravo. Nenhuma forma de trabalho infantil ou ato discriminatório contra os colaboradores.

Do ponto de vista ambiental, além do documento de licenciamento, verifique se a empresa possui realmente programas para conservação de energia e recursos naturais. 

Entre eles, o tratamento adequado de efluentes para fins de reuso, captação de águas pluviais, gestão de resíduos, adoção de energias alternativas, entre outras iniciativas.

7. Adote a tecnologia para uma escolha segura

Para você controlar melhor suas compras e ter um amplo cadastro de fornecedores de material de construção confiáveis, é muito recomendável o auxílio de uma tecnologia para esse trabalho. 

Existem softwares específicos para isso como o Sienge Platform, que são capazes de fazer toda a gestão da obra, inclusive a relação com os fornecedores.

O Sistema de Compras do Sienge permite acompanhar a qualidade e a conformidade dos materiais dos fornecedores já utilizados, bem como diminuir o gastos pós-obra causados por produtos de baixa qualidade ou com defeito.

Quem já usou garante que isto resulta em ganhos consideráveis na redução de custos e maior produtividade.

Você pode usar também o Portal do Fornecedor do Sienge, o qual é um complemento do Sistema de Compras. Ele torna o processo de cotação de materiais mais ágil. Permite, por exemplo, o envio automático de convite para os fornecedores participarem de cotações de preços cadastradas.

O fornecedor preenche a cotação no Portal e as respostas são enviadas diretamente para o banco de dados do sistema para gerar o mapa de comparação, eliminando a digitação manual das respostas dos fornecedores de material de construção.

8. Selecione o melhor preço

Você percebeu que deixamos o preço para  o final? Pois é, foi de propósito, porque é muito normal os empreendedores verem esse item em primeiro lugar, esquecendo ou minimizando outros aspectos muito importantes, que já foram citados.

Sim, busque o preço conveniente, mas não veja apenas o valor nominal do produto. O preço deve ser avaliado numa relação de custo-benefício, ou seja fazendo-se o balanceamento entre o preço, propriamente, e as questões relacionadas com a qualidade do material, pontualidade e agilidade na entrega, especialmente.

Mais do que recomendar que você avalie o melhor preço, leve em conta todo o conjunto de critérios. Só então, certo de que está lidando com um fornecedor cem por cento confiável, com produtos de primeira linha, pondere o preço a ser pago na sua avaliação dos materiais.

Conclusão

É importante dedicar um pouco do seu precioso tempo para avaliação dos seus fornecedores de material de construção e promover os ajustes necessários neste campo.

Os principais critérios ou as regras de ouro estão aí, leve-os em conta e seu negócio estará muito bem encaminhado, com obras seguras e clientes satisfeitos.

A avaliação de fornecedores é parte importante do sucesso operacional e comercial de uma construtora, mas ainda é ignorada por muitos compradores e gestores. 

Não caia nesse erro, mas tire tempo para observar com cautela os fornecedores para construção civil. Se escolher bem, seguindo as dicas acima, você pode encontrar fornecedores confiáveis de longo prazo.