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Presença online da sua empresa da construção – Por que é importante e como fazer

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14 de junho de 2016

 

Sua empresa, seja ela construtora, incorporadora, loteadora, ou prestadora de serviços, pode ganhar muitas oportunidades de negócio apenas melhorando (ou construindo) a sua presença online. Veja como:

Atualmente, quem não está online praticamente não existe! A geração de jovens hoje vive conectada, e logo serão eles o público que compra serviços e para quem a sua empresa vai precisar vender. Pensando em se adaptar a essa necessidade dos dias de hoje, é importante melhorar a presença online da sua empresa.

Com o mercado em baixa, é importante se destacar de alguma forma e, principalmente, ser encontrado. É como diz o velho ditado: quem não é visto não é lembrado! É fácil encontrar sua empresa online? Experimente pesquisar o nome da sua empresa num site de buscas como o Google. Pesquise, entre aspas, como por exemplo: “construtora ABCDEF”. O que você encontrou? Será que um potencial cliente seu te encontraria?

Um estudo conduzido pela empresa de pesquisas TNS Research International mostrou que mais de 90% dos internautas pesquisam na web antes de comprar um produto ou contratar um serviço. Isso mostra que é essencial que você também faça parte da mistura e consiga ser encontrado. Para isso, separamos algumas dicas básicas para quem quer começar a aparecer melhor para os seus clientes sem investir muito. O ideal, é claro, é ter um site feito por designers e programadores, que apresente todo o seu portfólio, e até um setor de vendas e serviços, com conteúdo rico e especializado, mas vamos começar aos poucos.

Veja dicas para melhorar a presença online da sua empresa de construção sem investir muito:

1 – Esteja no mapa: sua empresa no Google Maps

Procure o endereço da sua empresa no Google Maps. Encontrou? Agora você precisa reivindicar aquele espaço como seu. Para isso, marque o exato ponto no mapa em que você se encontra e clique em “Reivindicar esta empresa”, assim você vai fazer um cadastro para receber um código do Google. Você pode recebê-lo por e-mail ou via correio. Com esse código, você pode gerenciar a aparência do seu negócio no Google Maps, informando um pouco sobre o que você faz, horários de funcionamento e pode até inserir fotos do local. Outra opção é ir diretamente no Google Meu Negócio e seguir o passo a passo da página.

construtora almo google maps

Exemplo de como a sua construtora pode estar presente no Google Maps


Por que isso é importante? Digamos que o seu cliente quer ir até a sua sede e não sabe o endereço, o que ele vai fazer? Ou então que o cliente quer te ligar e não tem o seu contato. As respostas mais comuns a esses problemas hoje é pesquisar na internet. Se a sua empresa for fácil de encontrar, melhor para você, pois mais oportunidades de negócio vão aparecer. E você nem precisa gastar com publicidade!

2- Redes sociais: criando a sua página

Antes mesmo de ter um site próprio, você pode fazer uma página nas principais redes sociais. As que fazem mais sentido para negócios são o Facebook e o Linkedin. Veja mais sobre cada uma:

– Página no Facebook

Você provavelmente já conhece o Facebook, certo? Essa rede social mais famosa do mundo: 1,48 bilhão de pessoas estão conectadas nessa rede e 8 em cada 10 brasileiros estão lá. É muita gente! Onde há muita gente, há oportunidade para ser visto, e a melhor forma de conseguir isso é fazendo uma página para a sua empresa.

Páginas são diferentes de perfis no Facebook: elas servem para empresas, marcas e organizações compartilharem suas histórias e se conectarem com as pessoas, que são representadas por perfis. Você pode personalizar as Páginas publicando histórias, promovendo eventos, adicionando aplicativos e muito mais. As pessoas que curtirem sua Página e os amigos delas poderão receber atualizações em seus Feeds de Notícias.

Você pode criar e gerenciar uma Página por meio de sua conta pessoal no Facebook. Atenção: para criar uma Página para representar uma empresa, marca, organização ou celebridade, é necessário que você seja um representante oficial.  Aqui o Facebook pode te ajudar com um tutorial.

Se você não tiver tempo ou pessoal para produzir um conteúdo, não tem problema. Apenas coloque a sua identidade visual na página e as informações básicas, só isso já ajuda muito a ser encontrado online. Porém, se você for investir em manter sua página atualizada, é melhor fazer um bom trabalho. Uma boa ideia é colocar algumas de suas obras em um álbum, assim você tem um portfólio publicado online de graça.

Veja algumas páginas de negócios de construção para se inspirar:

banner do sistema de locação de imóveis próprios

Página no LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social que funciona quase como um currículo profissional online. Você cadastra seu perfil, habilidades profissionais e se conecta com seus colegas de estudos e trabalho. Lá também é possível ter uma página para o seu negócio, a chamada Company Page.

Uma Company Page faz com que os outros aprendam mais sobre o seu negócio, marca, produto, serviços e vagas de trabalho. Para criar uma destas, é necessário ter um perfil pessoal no LinkedIn, com seu nome e sobrenome. É por lá que você vai administrar a página do seu negócio. Você pode criá-la aqui. Caso queira um tutorial de como fazer uma Company Page, o LinkedIn pode te ajudar.

No LinkedIn, o foco é totalmente voltado para trabalho, portanto, pode ser bem específico no conteúdo, se você pretende produzi-lo. Uma opção interessante também é replicar o conteúdo dos influenciadores da sua área (com os devidos créditos é claro).

Veja algumas Company Pages para se inspirar, das mais simples até as mais trabalhadas:

3- Seu próprio site: de um jeito simples

Um site próprio é o seu “próprio quintal” na internet, ao invés de um “espaço alugado” em uma rede social.  Vale a pena investir um tempo nesse espaço virtual, nem que seja para colocar as informações básicas em uma página simples. É claro que se o objetivo for ter um trabalho bem feito e profissional, você deve contratar um designer e/ou um programador para ajudar. Porém, já existem serviços gratuitos que facilitam muito esse processo de criação para leigos:

Com essas ferramentas já é possível fazer um site básico e até fazer um portfólio com as suas obras/serviços. Caso seu objetivo seja algo maior e mais complexo, pode ser necessário comprar um domínio, que é, comparando, um “terreno” na internet. Por exemplo, você pode comprar o endereço “construtoranonono.com.br” e esse será o seu endereço na internet. Depois, é preciso hospedá-lo em um servidor. Alguns serviços oferecem tanto o registro de domínios quanto a hospedagem (o preço não é muito caro e costuma ser anual):

De posse de um domínio hospedado em um servidor, você vai precisar de um programador ou webdesigner para resolver a aparência e o conteúdo do seu site. Mas, se você quiser se aventurar e aprender por si mesmo, o WordPress é a plataforma mais conhecida para realizar estes serviços, e não é tão complicada de utilizar, mesmo para quem não sabe nada de programação. A Rock Content produziu um conteúdo muito interessante que ensina como utilizar o WordPress, você pode baixá-lo aqui.  

4 – Publicidade no Google AdWords: pague apenas quando clicarem no seu anúncio

Sabe quando você vai fazer uma busca no Google e aparecem alguns anúncios? O Google AdWords ajuda você a alcançar mais clientes online e aparecer no Google quando pessoas procurarem pelo serviço ou produto que você oferece, e você paga apenas quando receber um clique em seu anúncio ou quando ligarem para a sua empresa. Para saber mais, comece por aqui.

Seguindo essas dicas você já vai estar muito mais visível no mercado da construção e a sua empresa vai ter muito mais chances de se destacar!

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Brenda Bressan Thomé

  • Editora do blog Sienge
  • Especialista em comunicação em mídias digitais
  • Jornalista formada pela UFSC
  • Filha de Engenheiro Civil e apaixonada por Construção

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