banner sienge

Integrando o canteiro de obras com a sua construtora

Blog > construcao, funcionalidades-sienge, gestao, incorporacao, industria-da-construcao, software
1 de julho de 2014

Ter canteiro de obras por toda a cidade dificulta a gestão. Mas podem contar com o Sienge para facilitar essa tarefa.

“Hoje é dia de reunião mensal de resultados na construtora em que eu trabalho. Meu nome é Leonardo, tenho 30 anos e sou gestor de projetos da construtora em que trabalho há 5 anos.

E como sou responsável por várias obras como gerente de projetos, tenho sempre a missão de apresentar a situação de cada uma: como está o avanço físico, fluxo financeiro e comparativos entre orçamento previso e realizado.

Você acha que é tarefa fácil ? Não, não é. Todo mês nos dias que antecedem à reunião mensal eu troco o sapato pelo tênis e começo uma maratona atrás de informações certas e atuais dos canteiros de obra, cronogramas físico e financeiro atualizados, e ainda preciso fazer um double-check  a fim de ter certeza que todos os apontamentos de insumos e mão-de-obra e equipamentos foram devidamente lançados. É a única forma de apresentar números confiáveis para suportar a tomada de decisão por parte do corpo diretivo da empresa.”

Este é o cenário que vive todo mês o engenheiro de obras de uma construtora. Pensamentos como: ‘Parece que o canteiro de obras está desconectado do escritório de projetos’ ou ‘Decisões tomadas no canteiro de obras chegam como surpresas no departamento financeiro!’ passam toda hora pela cabeça deste profissional.

Em uma construtura com duas obras que ocorrem simultaneamente, os canteiros de obra estão distribuídos em diversas localidades, por vezes em diferentes cidades. Esta característica das construtoras, gera uma demanda enorme de integração das atividades que acontecem no canteiro de obras com as áreas administrativa e financeira. Por que? Porque o gerente de projeto ou o gerente financeiro precisa tomar decisões estratégicas rapidamente com base em números confiáveis e atuais das obras em andamento. Informações atualizadas de estoque de matéria prima na obra, ponto de reposição de insumos e avanço físico são essenciais para esta tomada de decisão.

O que acontece na maioria das vezes é que os processos de comunicação e atualização de informações entre o canteiro de obras e as áreas de projeto e administrativa são manuais: na base do papel e da ficha de apontamentos. E além disso, dependem das pessoas fazerem as tarefas para que a informação chegue ao destino correto. Este processo manual é lento  – o tempo decorrido entre preencher uma planilha, enviá-la para outra pessoa e esta outra pessoa recebê-la é de 3 dias – e frágil – a letra pode não ser entendida ou pode haver um erro de digitação que dificulte o entendimento.

A ótima notícia é que a integração dos diversos canteiros de obra da sua construtora com o escritório de projetos e área administrativa pode ser completamente automatizada! Com esta automatização sua construtora pode ser beneficiar com a redução de tempo para 2 minutos para que uma informação do canteiro de obras estar atualizada no escritório de projetos e zero necessidade de retrabalhos. Como fazer? Através de uma solução de ERP (Enterprise Resource Planning) especializada em construtoras. Isso mesmo: não é magia, é tecnologia!

Através de uma solução ERP para construtoras, a gestão vai se beneficiar com:

blog-post

  • informações precisas e atuais para tomar decisões gerenciais como: aceleração ou desaceleração de contratação de mão-de-obra, equipamentos e insumos. Isso reduz a necessidade de capital de giro da construtora.

  • cronograma físico-financeiro que reflita em 100% a situação real das obras. Isso cria condições para uma gestão de caixa eficiente da construtora.

  • o escritório de projetos fica conectado com o canteiro de obras, o que proporciona mais assertividade e mais agilidade no trânsito das informações entre as áreas.

  • a automatização das atividades como apontamentos de mão de obra, alocação de insumos e de equipamentos reduz a possibilidade de erros operacionais e retrabalhos; e aumenta a confiabilidade das informações. E, além de tudo, elimina a necessidade de papel ! É sua construtora funcionando com menos papel !

Com um ERP integrado para construtoras que traga estes benefícios incríveis e conecta seu canteiro de obras com o escritório de projetos de forma automática, certamente o gerente de obras da sua construtora não precisará mais correr uma maratona para levar as informações certas e atuais para a reunião de resultados.

Nós da Softplan queremos contribuir com a gestão da sua construtora. E agora que você já sabe como integrar as áreas da sua construtora, compartilhe conosco a sua experiência. Basta preencher o formulário abaixo e deixar a sua opinião sobre o assunto.

Brenda Bressan Thomé

  • Editora do blog Sienge
  • Especialista em comunicação em mídias digitais
  • Jornalista formada pela UFSC
  • Filha de Engenheiro Civil e apaixonada por Construção

Leave a comment

Receba Novidades do Blog
Coloque o seu email acima para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Saiba como o Sienge pode ajudar a sua empresa