Como classificar e reaproveitar os resíduos da construção civil?

Brenda Bressan Thomé

Escrito por Brenda Bressan Thomé

9 de setembro 2022| 11 min. de leitura

Compartilhe
Como classificar e reaproveitar os resíduos da construção civil?

gerenciamento de resíduosAcho que não é novidade para você que é grande a quantidade de resíduos da construção civil.

De acordo com a Abrecon, Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição, o Brasil joga fora oito bilhões de reais ao ano por não reciclar os materiais.

Esses números expressivos tornam cada vez mais evidente a necessidade da gestão de resíduos no setor.

Mas com uma gestão eficiente e sustentável dos resíduos gerados, você consegue controlar isso e ainda reduzir seus desperdícios.

Nesse post eu vou te ensinar como classificar os resíduos e ainda uma forma simples de gerenciá-los. Você conseguirá responder perguntas do tipo:

  • Estratégias de gestão: para onde vão?
  • Tecnologias de eliminação: de que forma eles serão destinados?

Vamos lá?

Sustentabilidade na construção civil: tabela de classificação dos resíduos

A resolução 307, da CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) regulamenta diretrizes, metas de redução, reciclagem e reutilização, além dos critérios essenciais para a gestão dos resíduos da construção civil. Ela também apresenta formas de classificar os resíduos gerados:

Classe A

Fazem parte da classe A todos os resíduos reutilizáveis ou recicláveis, de construção, demolição, reformas e reparos de pavimentação ou outras obras de infraestrutura. 

Também fazem parte descartes de terraplenagem de solo, componentes cerâmicos (como tijolos, blocos, telhas e peças de revestimento), argamassa, concreto e peças pré-moldadas em concreto.

Esses resíduos podem ser aproveitados no próprio canteiro de obras. Mas, se isso não acontecer, devem ser encaminhados para usinas de reciclagem ou aterros específicos para resíduos da construção civil, que permitem sua reutilização ou reciclagem no futuro. 

Classe B

Na classe B também há materiais recicláveis. A diferença da classe A é que estes que não são produzidos no canteiro de obras ou são usados para outros fins na obra. A lista inclui plásticos, papel, papelão, metais, vidros, madeiras e outros elementos.

Com a separação adequada desses resíduos da construção civil, em recipientes identificados, como caçambas, o material pode ser destinado a cooperativas de reciclagem ou áreas de transbordo e triagem (ATT). Nesses locais, os resíduos são coletados e devidamente tratados. 

Classe C

Alguns resíduos na construção civil ainda não contam com tecnologia suficiente para realizar o processo de reciclagem, ou com soluções que tornem esse procedimento economicamente inviável. São eles que se encaixam na classe C. 

Dois exemplos de produtos assim são a lã de vidro, muito usada como isolante térmico e acústico em paredes de steel frame, e os descartes oriundos de trabalhos com gesso.

Esses resíduos devem ser armazenados de forma separada dos demais, e enviados para áreas de transbordo e triagem (ATT) ou para aterros sanitários preparados para seu recebimento. 

Classe D

Se você sentiu falta de uma classe com os resíduos na construção civil que representam algum tipo de perigo para as pessoas, estava esperando pela classe D da lista. Todo tipo de materiais perigosos, em mais variados níveis, são colocados aqui.

Não se esqueça:

É fundamental para a sustentabilidade na construção civil que sua empresa garanta que os resíduos gerados terão a destinação correta!

Portanto, conheça as exigências das cidades para:

  • Licenciamento de transportadoras;
  • Cooperativas de reciclagem;
  • Aterros;
  • Outros agentes do processo de descarte de resíduos.

Para a separação dos materiais, o Plano Integrado de Gestão de Resíduos, instituído pela Lei 12.305/2010, determina que parte da responsabilidade da destinação do RCC (resíduos de construção civil) é do município. Sendo assim, cabe ao poder municipal definir as áreas para recebimento das sobras dos materiais.

Veja bem:

Mas, as construtoras precisam fazer sua parte para a sustentabilidade na construção civil. A melhor forma é com um plano integrado de gestão de resíduos na obra  e organizar todo o procedimento com a sua equipe.

O Sienge disponibiliza gratuitamente um ebook sobre Gerenciamento de Resíduos na Obra. Você pode baixá-lo facilmente AQUI.

Por que classificar os resíduos da construção civil?

Mas não é só o o reconhecimento do mercado e dos consumidores que você consegue com  um processo de gerenciamento de resíduos da construção civil. Ao transformar-se em uma organização sustentável, o impacto para sua construtora também é muito significativo também no canteiro de obras.

Você vai conseguir:

  • Organizar o canteiro de obras;
  • Preservar o meio ambiente, contribuindo com a sustentabilidade ambiental e conscientização dos profissionais;
  • Obter um retorno financeiro para a construtora, por meio do reaproveitamento, da reciclagem e da redução do desperdício.

A prática de classificação e gerenciamento torna o seu processo construtivo muito mais rentável. Consequentemente, impulsiona o desenvolvimento econômico e social, além de reduzir drasticamente os níveis de poluição.

Como gerenciar os resíduos da construção civil durante a obra?

Quando os materiais são ordenados conforme suas classes, a sujeira no local é reduzida e a organização do canteiro potencializada.

Segundo o engenheiro consultor técnico do Sindicato da Construção de Minas Gerais (SINDUSCON-MG), Roberto Matozinhos, “quando o plano de gerenciamento é elaborado desde as fases iniciais do projeto ele acaba se tornando um instrumento de gestão da obra.

Por isso, o planejamento do controle dos resíduos da construção civil, apoiado na sua classificação para orientar as ações, é fundamental.

Como planejar as etapas da produção na obra:

  • Reúna os envolvidos da obra, inclusive os fornecedores, apresentando a importância de classificar os materiais e destiná-los ao lugar correto. A equipe precisa estar consciente que classificar é o “pontapé inicial” para organização e gestão dos resíduos na construção civil.
  • Elabore o planejamento da obra visando a classificação dos resíduos da construção civil. Utilize a quantidade exata de materiais e já programe o destino das sobras. Em harmonia com a equipe de trabalho, o planejamento da obra deve visar a utilização do menor número de materiais que puder. Também deve substituir materiais prejudiciais ao meio ambiente por outros ecologicamente corretos
  • Observe o modo de produção do começo ao fim e faça o levantamento dos resíduos que serão gerados. Ao iniciar a execução da obra, tenha uma atenção especial com cada passo: identifique se cada material está no seu lugar e observe os que já foram utilizados e os que estão sendo descartados.
  • Cada classe de resíduos da construção civil precisa estar no seu devido lugar para melhor organização no ambiente e facilidade ao destiná-los no final da obra.

Nas resoluções 307 e 448 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), é de responsabilidade dos geradores elaborar e implementar o plano, prevendo o correto manejo e distinção ambientalmente adequada dos resíduos.

A tecnologia e a sustentabilidade

Optar por tecnologia para facilitar o gerenciamento dos resíduo da construção civil também deve estar no radar da sua construtora para coordenar cada etapa da obra.

Com uma solução especialista, é possível identificar os materiais comprados, os que estão em uso e os que estão sendo descartados. Assim, você valida se cada um deles está sendo direcionado ao local adequado. Isso facilita o processo no momento da triagem e garante a sustentabilidade na construção civil.

Dica:

O acondicionamento inicial dos resíduos pode ser feito em pilhas formadas próximas aos locais de geração. Já o processo de destinação dos resíduos da construção civil pode ser feito de várias formas: separados por classes, eles  podem ser transportados por carrinhos, elevadores de carga ou guinchos até o local de depósito escolhido.

Materiais como argamassa e madeira, por exemplo, podem ser submetidos à trituração. Isso prova que o reaproveitamento das sobras de materiais podem ser feitos tanto dentro, quanto fora do canteiro de obras.

 

Quando se trata de sustentabilidade na construção civil, reduzir a geração de poluentes também é alvo. Conheça materiais construtivos que pensam no equilíbrio, respeitando as pessoas e o meio ambiente.

E a técnica de construção seca, sua construtora já usa? Ela alia produtividade e preservação ambiental na execução das obras. Confira aqui.

Essa política de gestão na obra é caracterizada por adotar soluções de prevenção criando métodos de exercer a atividade sem produzir impactos negativos. A reciclagem e reutilização desses resíduos da construção civil é, de fato, o melhor caminho para o desenvolvimento sustentável.

Conclusão

É fácil perceber que os resíduos da construção civil apresentam um grande potencial de uso.

O aproveitamento dos materiais precisa se tornar uma prática comum, dando atenção à sustentabilidade e também, trazendo benefícios para as construtoras.

Para esse processo, porém, é necessário investir em planejamentos e conscientização da equipe. Lembre-se: reduzir, reutilizar e reciclar são os pilares iniciais para transformar uma construtora em referência de sustentabilidade na construção civil. É por isso que a classificação de resíduos – como primeiro passo – é imprescindível!

Se você gostou do conteúdo, não se esqueça de comentar e compartilhar o post!