banner sienge

Atualização Sienge: novas telas de informações fiscais do sistema “Contas a Receber”

Blog > sienge, software
22 de setembro de 2016

Veja abaixo as alterações previstas para as informações fiscais do Módulo Contas a Receber, vigentes a partir da versão 07.47 do Sienge.

As informações fiscais de títulos cujo documento seja do tipo “Documento fiscal” serão remodeladas, com o objetivo de permitir uma melhor usabilidade, de facilitar a visualização e cadastro das informações fiscais, de possuir o mesmo conceito de usabilidade das informações fiscais de títulos de Contas a Pagar e de seguir o mesmo conceito do XML de uma NF-e, separando os assuntos das informações fiscais em abas.

Nova tela de Informações Fiscais do Contas a Receber

Os campos foram realocados de acordo com o tipo de informação, mas permanecem os mesmos, sem inclusão de novos campos e/ou alteração de regras já existentes até a versão 07.46.

  • Clique na imagem para visualizá-la melhor
    1a

A principal alteração realizada é no acesso aos dados das informações fiscais. Agora, o usuário deve definir se a informação fiscal que está sendo cadastrada é referente a um produto, a um serviço, ou a um produto e serviço, conforme imagem abaixo:

1 – Nova tela de Informação fiscal de Produto (a partir da versão 07.47)

  • Clique na imagem para visualizá-la melhor

2

1.1 – Cabeçalho da Nota Fiscal:
Nesta seção, o usuário informa a data de saída, a série da nota fiscal, a condição de pagamento, a filial da empresa emitente e se a operação é com consumidor final (para fins de partilha de ICMS em operações interestaduais).

1.2 – Dados para Nota Fiscal Referente a Produtos:
Nesta seção, o usuário informa o código fiscal da operação (CFOP).

1.3 – Outros dados:
Nesta seção, o usuário informa o critério de apuração do PIS/COFINS para a NF, Categoria para tributação do IRPJ/CSLL e modalidade do frete.

1.4 – Nota Fiscal Eletrônica:
Nesta seção, é informado a chave de acesso, no caso de NF-e.

No menu superior das informações fiscais, foram criadas as opções “Frete”, “Totalização”, “Impostos” e “Informações Adicionais e Observações”. Nestes menus estão localizadas as informações que antes estavam concentradas na tela inicial da informação fiscal. No item 3 deste documento, consta um detalhamento das informações que agora estão nestes menus.

Receba Novidades do Blog
Coloque o seu email acima para receber gratuitamente as atualizações do blog!

2 – Nova tela de Informação fiscal de Serviço (a partir da versão 07.47)

  • Clique na imagem para visualizá-la melhor

3

2.1 – Cabeçalho da Nota Fiscal: Nesta seção, o usuário informa a data de saída, a série da nota fiscal, a condição de pagamento, a filial da empresa emitente e se a operação é com consumidor final (para fins de partilha de ICMS em operações interestaduais).
2.2 – Dados para Nota Fiscal Referente a Serviços: Nesta seção, o usuário informa o código fiscal da operação (CFOP), o município da prestação de serviços, o código fiscal de prestação de serviço, a natureza do serviço e a data de execução do serviço.
2.3 – Outros dados: Nesta seção, o usuário informa o critério de apuração do PIS/COFINS para a NF, a categoria para tributação do IRPJ/CSLL, a modalidade do frete e a natureza da retenção.
2.4 – Nota Fiscal Eletrônica: Nesta seção, é informado a chave de acesso, no caso de NF-e.

No menu superior das informações fiscais, foram criadas as opções “Frete”, “Totalização”, “Impostos” e “Informações Adicionais e Observações”. Nestes menus estão localizadas as informações que antes estavam concentradas na tela inicial da informação fiscal. No item 4 deste documento, consta um detalhamento das informações que agora estão nestes menus.

PS.: A informação fiscal de “Produto e Serviço” segue o mesmo conceito das informações fiscais de produto e serviço separadas, porém unificando os dados de produto e serviço.

Abaixo são exibidas as telas antigas de cadastro de informações fiscais do Contas a Receber, sendo realçados os campos/sessões e onde eles estão localizados na nova tela de informações fiscais, conforme a cor destacada.

3 – Antiga tela de informação fiscal de Produto (até a versão 7.46)

  • Clique na imagem para visualizá-la melhor

    4a
  • Clique na imagem para visualizá-la melhor
    5a

 

 

4 – Antiga tela de Informação fiscal de Serviço (até a versão 07.46)

  • Clique na imagem para visualizá-la melhor
    6a

 

  • Clique na imagem para visualizá-la melhor

7a

Observação: A informação fiscal de “Produto e Serviço” segue o mesmo conceito das informações fiscais de produto e serviço separadas, porém unificando os dados de produto e serviço.

 

Brenda Bressan Thomé

  • Editora do blog Sienge
  • Especialista em comunicação em mídias digitais
  • Jornalista formada pela UFSC
  • Filha de Engenheiro Civil e apaixonada por Construção

One Comment

Leave a comment

Receba Novidades do Blog
Coloque o seu email acima para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Saiba como o Sienge pode ajudar a sua empresa