banner sienge

Energia Solar – Como ele pode te ajudar na crise econômica

Blog > industria-da-construcao, sustentabilidade
6 de maio de 2015

A Energia Solar é certamente uma das alternativas mais sustentáveis para gerar eletricidade.

As formas processadas de energia, colocadas à disposição dos consumidores onde e quando necessárias, podem ser eletricidade, gasolina, álcool, óleo diesel, gás natural, etc. O processamento é a forma de produção desta energia – na verdade, de conversão, posto que a energia é abundante na natureza, mas precisa ser transformada para ser utilizada. No Brasil, a matriz hidráulica (a força de quedas d’água artificiais das hidrelétricas) gera 75% de nossa eletricidade. Uma alternativa viável, cujo uso precisa ser mais explorado em nosso país, é energia processada por meio de grandes paineis de captação da luz e calor do sol: a energia solar.

No cenário econômico atual, a construção civil precisa encontrar novas formas de garantir a eficiência energética e, assim, a sustentabilidade de seus negócios. Isso porquê a matriz hidráulica está atrelada ao clima. Assim, quando o nível das águas é reduzido durante o período de estiagem, a produção escasseia, e quanto mais escasso o produto, maior o seu preço – logo, o resultado se reflete nas contas e pode também impactar a produção.

banner sobre o quiz insumos da construção civil

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, que regula os serviços fornecidos pelas concessionárias de energia, em 2015 a projeção não é das melhores para a indústria nacional, e nem para os consumidores finais. As contas devem subir em média 40% em cada estado, tornando o ano especialmente difícil.  Para construtoras, é tempo de repensar diretrizes e focar no objetivo da sustentabilidade. O risco de apagão, que é real quando se trata de energia elétrica produzida pela matriz hidráulica, é praticamente inexistente quando se trata de energia solar.

A energia solar tem outras vantagens: aproveita-se um recurso abundante e reutilizável, como o calor do sol, e reduzem-se os impactos no meio ambiente. Embora a adoção deste tipo de produção exija um investimento inicial, o valor aplicado é rapidamente recuperado por meio da economia nas contas de eletricidade, água e gás. Para saber como a energia solar pode ser útil no canteiro de obras, entre em contato conosco e continue acompanhando nossas publicações.

banner sobre o quiz desperdicio

Brenda Bressan Thomé

  • Editora do blog Sienge
  • Especialista em comunicação em mídias digitais
  • Jornalista formada pela UFSC
  • Filha de Engenheiro Civil e apaixonada por Construção

Leave a comment

Receba Novidades do Blog
Coloque o seu email acima para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Saiba como o Sienge pode ajudar a sua empresa