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9 dicas para o seu empreendimento imobiliário se diferenciar

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30 de maio de 2016

Seu empreendimento imobiliário precisa se destacar no mercado, seja em momentos de crise ou quando o mercado está aquecido e a competição está forte. Veja aqui 9 dicas para oferecer um produto diferenciado:

O setor de construção civil encolheu 8% em 2015, conforme o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon/SP). Para 2016, o órgão estima redução de 5% no Produto Interno Bruto (PIB) do setor. No entanto, é no período de crise que surgem boas oportunidades para empresas que sabem se planejar e apostar em ações eficientes para que seu empreendimento imobiliário se destaque perante a concorrência.

A atual situação demanda esforço adicional na reestruturação dos negócios, principalmente no que diz respeito à diferenciação do serviço prestado. Certamente você se pergunta: como a minha empresa pode se diferenciar da concorrência, ter um bom desempenho e estar preparada para um futuro promissor? Acompanhe a seguir dicas de como seus empreendimentos imobiliários podem se diferenciar da concorrência e, consequentemente, aumentar seus resultados!

#1 Focar em um nicho específico

Quanto mais amplo o mercado de atuação for, mais difícil será conseguir atender o público de forma eficiente e ganhar destaque. Uma estratégia é a sua construtora trabalhar com nichos específicos, definindo a atuação­ em um determinado segmento levando em conta a oferta competitiva, o custo de produção e as necessidades do público que pretende atender. Projetos diferenciados têm o desafio de atender um determinado público-alvo e são formatados de acordo com suas necessidades e anseios. Um bom exemplo de nicho na construção civil que teve alto grau de aderência é o caso dos flats e lofts desenvolvidos pensando em um público jovem, recém-formado e que mora na região central de cidades metropolitanas.

#2 Utilizar materiais sustentáveis

Edificações que causam menor impacto à natureza são diferenciadas: os projetos são construídos a favor da eficiência energética e equipados com coletores de água da chuva, tecnologias para captação e aproveitamento do vento e até mesmo hortas domésticas. Um empreendimento imobiliário pode ser sustentável em diferentes dimensões econômicas, ambientais e sociais, sempre com o objetivo de minimizar o impacto no ecossistema desde a fase de obra até sua ocupação. Os apagões e as faltas de água têm chamado a atenção dos consumidores para questões ligadas à eficiência do uso desses recursos, e você pode utilizar as novas tecnologias disponíveis para atrair o interesse do público e alavancar suas vendas. O brasileiro está, sim, disposto a pagar mais pelo consumo de itens sustentáveis!

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#3 Realizar pesquisas de mercado e estudos econômicos

As pesquisas revelam uma tendência de comportamento dos consumidores e podem mostrar um certo padrão de liquidez para determinado tipo de empreendimento imobiliário. Enquanto a pesquisa alimenta a formatação da obra, a análise de custo e previsão de orçamento fornecerão subsídios para os estudos econômicos e financeiros que irão viabilizá-la. O conhecimento dos riscos, além de evitar surpresas durante a execução da obra, contribui para a busca de alternativas e novas estratégias quando necessário, como oferecer diferenciais em unidades que costumeiramente não vendem, por exemplo espaço de pátio em apartamentos no térreo, descontos, vaga a mais na garagem, entre outros atrativos. Além disso, é importante não ignorar nos estudos os fatores que são mutáveis ao longo do tempo, tais como preço de venda, custo de construção, tributos e tarifas.

#4 Oferecer serviços agregados aos empreendimentos

Criar um negócio lucrativo está diretamente relacionado ao encantamento do cliente e, consequentemente, sua fidelização. Para agregar valor ao empreendimento imobiliário, você pode associá-lo a um serviço de extrema qualidade e conveniência. Há condomínios, por exemplo, com serviços de reforma, manutenção, administração, concierge, manobristas, além de lavanderias, academias, pet shops e empresas de limpeza e recreação e de qualquer outro ramo que a criatividade dos incorporadores é capaz de alcançar. Oferecer serviços agregados aos empreendimentos é uma forma de aumentar o vínculo com o consumidor e beneficiar também os profissionais liberais que atuam nesses serviços, colaborando para o fortalecimento de parcerias.

#5 Entender seus concorrentes

É importante que você entenda sua concorrência, comparando e avaliando os pontos fortes e fracos que os empreendimentos imobiliários seus e dos concorrentes possuem, para então identificar qual é o seu diferencial frente a outras construtoras e aumentar o valor percebido pelo consumidor. Se você obtiver informações sobre o que seus concorrentes estão fazendo, poderá encontrar brechas para atuar e oferecer diferenciais de mercado, além de melhorar seus produtos e serviços para deixar sua empresa mais competitiva. Não se engane: os concorrentes também estudam como sua empresa opera e quais são as táticas que você usa. Lembre-se que as informações sobre seus concorrentes contribuem para o aprimoramento de seus processos e grande parte delas pode ser encontrada na Internet.

#6 Usar o conceito de BIM

A utilização da tecnologia BIM (Building Information Modeling) – em português, Modelagem de Informações da Construção – em um projeto de construção também agrega valor ao empreendimento imobiliário sem comprometer seu custo global. As vantagens envolvem todo o ciclo de vida do empreendimento, desde os estudos de viabilidade até a demolição. Ao mesmo tempo em que a simulação 3D possibilita a construção virtual do projeto com informações mais confiáveis e consistentes, viabiliza a economia de tempo e dinheiro. Além do BIM gerar um diferencial competitivo, o conceito traz também novas possibilidades para efetuar simulações de avaliação de eficiência energética, sustentabilidade e retrofit com maior assertividade.

#7 Apostar nas tecnologias digitais

Com uma solução especializada em construção civil é possível integrar os setores da construtora com os canteiros de obras, evitando, assim, gastos desnecessários e retrabalho, além de permitir acompanhar mais de perto o andamento de todos os projetos. Utilizando aplicativos mobile para gerenciar suas obras, por exemplo, a empresa reduz o tempo construtivo e o atraso em obras, um dos principais problemas do setor. Padronizando as atividades, a equipe trabalha de maneira mais colaborativa e utiliza materiais que respeitem determinados critérios de qualidade. Isso resulta em uma obra entregue dentro do prazo, o que é um diferencial e tanto frente à concorrência.

#8 Utilizar ferramentas de gestão de obras

Para a execução de um projeto, é importante a criação de um plano de planejamento e gerenciamento da mão de obra e de maquinários e equipamentos, por exemplo. Planejar bem uma obra antes mesmo de ela começar traz inúmeras vantagens à construtora: programar e acompanhar melhor as atividades, cumprir prazos, reduzir custos e otimizar o uso de recursos estão entre elas. Essa organização pode ser garantida por meio de cronogramas de obra, entre eles, o cronograma financeiro. Nele é distribuído ao longo de uma linha do tempo o avanço físico de um empreendimento imobiliário e a estimativa do quanto será gasto na realização de cada etapa, para saber o quanto ainda precisará ser desembolsado para finalizar o que está programado. Projetando quanto de dinheiro será utilizado na obra, são evitados atrasos e falta de recursos no meio do caminho.

#9 Oferecer custo global atraente

Obter um empreendimento imobiliário com custo global atrativo é possível a partir do momento em que o cliente percebe o custo-benefício e o valor agregado que estão por trás da qualidade e das soluções aplicadas. A NBR 15.575, de forma geral, preza para que o construtor utilize matérias-primas que, mesmo tornando o valor de venda das unidades mais elevado, ofereçam mais durabilidade e menos necessidade de manutenção a curto prazo. Ainda que ter um custo global atrativo e adequar-se à norma de desempenho pareçam ser dois requisitos distintos no segmento de construção civil, existem, sim, formas de estar de acordo com os dois, e será justamente nesse ponto comum que a construtora será capaz de se destacar e oferecer um diferencial e tanto aos clientes!

Como você pode ver, existem ações excelentes que podem ajudar você a manter a competitividade de sua empresa e mantê-la firme e forte neste cenário econômico pouco favorável à construção civil. Invista em diferenciais criativos para o seu empreendimento imobiliário que estejam alinhados com o seu público-alvo e aumente suas vendas já!

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Brenda Bressan Thomé

  • Editora do blog Sienge
  • Especialista em comunicação em mídias digitais
  • Jornalista formada pela UFSC
  • Filha de Engenheiro Civil e apaixonada por Construção

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