7 filmes para engenheiros e apaixonados por construção

Brenda Bressan Thomé

Escrito por Brenda Bressan Thomé

25 de maio 2016| 7 min. de leitura

Compartilhe
7 filmes para engenheiros e apaixonados por construção

Pode fazer a pipoca – o Sienge preparou uma lista com 7 filmes para engenheiros e apaixonados por construção!

Quem não gosta de um bom filme? Nós gostamos! Por isso, separamos uma lista com 7 filmes para engenheiros e apaixonados por construção. As histórias selecionadas tem construções como tema ou pano de fundo para os seus enredos, confira:

1 – Os Pilares da Terra (2010)

kingsbridge catedral ufjf
Representação da catedral de Kingsbridge, peça central do enredo de Pilares da Terra

Baseada no best-seller homônimo de Ken Follet, Pilares da Terra é uma minissérie de 8 episódios feita pela Starz, também disponível no formato de 3 filmes. A história aborda as dificuldades e os jogos de poder em torno da construção de uma catedral na cidade inglesa de Kingsbridge, durante o século 12. Uma das tramas mais interessantes é a do personagem Tom, o Construtor e sobre como ele aprende o ofício e transmite seu conhecimento. 

#drama #história #romance #suspense #épico

Veja o trailer (em Inglês):

 

2 – A ponte do Rio Kwai (1957)

ponte ferroviária sobre o rio kwai
A ponte sobre o rio Kwai mantém os arcos da estrutura original no meio da selva da Tailândia. Foto: nova031 Creative Commons

O filme é uma versão romantizada da construção da ponte da “ferrovia da morte” sobre o Rio Kwai, na Tailândia durante a Segunda Guerra mundial. A estrutura foi bombardeada, mas existe até hoje. Na trama do filme, durante a Segunda Guerra, prisioneiros britânicos são encarregados por oficiais japoneses de construir uma ponte de transporte ferroviário sobre o rio Kwai e aproveitam o projeto para manter o moral dos soldados elevado. O filme – um dos clássicos do cinema – é baseado no romance de 1952 “Le ponte de la rivière Kwai”,  do autor Pierre Boulle. Para facilitar, está disponível no Netflix.

#aventura #drama #guerra

Veja o trailer legendado:

3 – A Origem (2010)

universo imaginado a origem
Cenários construídos pela “arquiteta” no filme A Origem. Foto: Divulgação

Dom Cobb (Leonardo DiCaprio) é um habilidoso ladrão, o melhor na perigosa arte da extração – o roubo de valiosos segredos das profundezas do subconsciente durante os sonhos das pessoas, quando a mente fica totalmente vulnerável. Durante o filme, cenários inteiros são construídos a partir da criatividade da mente. Atenção para a trama da personagem Ariadne, a Arquiteta (Ellen Page), uma estudante de Arquitetura que é recrutada para construir os cenários dos sonhos, que são descritos como labirintos. Outra referência legal presente no filme é a escada infinita, ou Escada de Penrose.

#ação #ficção científica #mistério

Veja o trailer legendado:

4- Men At Lunch (2012)

lunch atop a skyscrapper - charles c ebbets 1932
Trabalhadores almoçam sentados em uma viga de aço na construção do Rockefeller Center em Nova Iorque. Foto: Lunch Atop a Skyscrapper – Charles C. Ebbets, 1932

Este documentário vai mais a fundo sobre os detalhes dos personagens e do contexto de uma das fotografias mais famosas do mundo: “Lunch Atop a Skyscrapper” (Ou almoço no topo de um arranha-céu)  tirada em 1932 por Charles C. Ebbets. A imagem foi feita nos últimos meses de construção do Rockefeller Center em nova Iorque, e choca por mostrar as precárias condições de segurança dos trabalhadores que a protagonizam, que também eram, em sua maioria, imigrantes.

#documentário #nova iorque

Veja o trailer (em Inglês):


5- Elevado 3.5 (2010)

ele
O elevado Costa e Silva, conhecido por Minhocão, corta a cidade de São Paulo. Foto: Divulgação

Este documentário brasileiro mostra o cotidiano das pessoas que vivem em torno do Minhocão, em São Paulo. Na época em que foi construído, o elevado era a maior obra em concreto armado da América Latina. O filme traz uma reflexão sobre como as grandes construções afetam as cidades e a população que vive nelas.

#documentário #nacional

Veja o trailer:


Documentário disponível na íntegra no Youtube:

 

6 – Elefante Branco (2012)  

Elefante-Blanco
O prédio ocupado pela população mais pobre – um antigo hospital – é o tema central do filme argentino. Foto: Divulgação/Paris Filmes

O filme argentino trata dos problemas habitacionais da população mais pobre a partir da trajetória de dois sacerdotes que sobreviveram a uma tentativa de assassinato e acabam desenvolvendo um importante trabalho social. A trama gira em torno de um edifício gigantesco em Buenos Aires projetado nos anos 1920 para ser o maior hospital da América Latina, mas que se tornou uma imensa ocupação habitacional nos últimos 30 anos. Está disponível também no Netflix.

#drama #argentino

Veja o trailer legendado:

7 – Inferno na Torre (1974)

infe
No filme, o maior arranha-céu do mundo pega fogo no dia da sua inauguração. Foto: Divulgação

Em São Francisco, Doug Roberts, um arquiteto, retorna de longas férias e encontra quase terminado o arranha-céu que projetou. Na história, esse prédio é o maior edifício do mundo, com 138 andares de escritórios e residências, além de ter um restaurante de luxo e um heliporto na cobertura. No dia da festa de inauguração, o arquiteto descobre que as especificações da instalação elétrica não foram seguidas e que o prédio está sujeito a curtos-circuitos. E o pior acontece quando um incêndio começa, deixando vários convidados presos no andar de cima, sendo esta a principal preocupação do chefe dos bombeiros: a equipe de combate à incêndio não tem equipamentos que consigam atingir os andares mais altos desta colossal construção e, se o fogo não estiver logo controlado, o número de vítimas será imenso.Um verdadeiro pesadelo de planejamento na construção!

#ação

Veja o trailer (em Inglês):

 

E aí, gostou da nossa lista? Tem algum filme ou série para sugerir?
Nos conte suas ideias em um comentário!