Saiba quais são os 5 benefícios de um bom orçamento de obra

Tomás Lima

Escrito por Tomás Lima

21 de junho 2016| 10 min. de leitura

Compartilhe
Saiba quais são os 5 benefícios de um bom orçamento de obra

Veja nesse post as 5 principais vantagens que um bom orçamento de obra traz para a sua construtora e saia na frente da concorrência!

O mercado da construção civil está cada vez mais exigente, sempre buscando a qualidade e o menor custo. Uma obra para ser bem executada e gerar lucros para o negócio, necessita antes de tudo de um bom orçamento de obra, que considere todas as suas etapas e dê atenção especial à fase de projetos, como etapa inicial de um empreendimento, da qual depende toda a execução da construção.

Muito além de um simples cálculo de preço de referência, o orçamento de obra tem como objetivo projetar com precisão o resultado econômico a ser obtido no momento da sua conclusão. Por isso, o orçamento é fundamental para a tomada das melhores decisões, seja na hora de negociar o prazo de um contrato de prestação de serviços de construção civil ou para estipular o preço do empreendimento imobiliário para o momento das vendas.

Se sua construtora tem se deparado com baixo resultado financeiro nas obras, o vilão pode ser o orçamento ou a falta de tempo dedicado a ele.

Confira cinco vantagens e entenda por que fazer orçamento para cada obra a ser construída, pode ajudar (e muito!) sua empresa:

1) Torna o planejamento da obra muito mais assertivo

A elaboração do orçamento se divide em três etapas:

1ª etapa: Serve para determinar a estimativa de custos e prazos para a obra. Tal análise é determinante para tomada de decisão, como por exemplo se o engenheiro levará adiante o empreendimento.

2ª etapa: É hora de investir um tempo para desenvolver orçamento e planejamento detalhados. Durante a execução da obra, com o orçamento em mãos, será muito mais fácil realizar o acompanhamento físico-financeiro da construção e manter os custos sob controle. Nesse cenário é possível antecipar alternativas para diversas situações críticas que podem ocorrer durante a execução dos trabalhos, auxiliando inclusive a evitar falta de algum material ou insumo necessário para o andamento da obra.

3ª etapa
: Por fim, o acompanhamento do orçamento por meio de sistemas de gestão especializados na construção civil  reduz drasticamente os riscos financeiros, além de ajudar a manter o cronograma da obra sempre em dia.

2) Permite a criação de uma boa base de insumos e composições

Trabalhar com um orçamento de obra completo, incluindo todos os quantitativos de consumo de material, faz a construção da obra fluir com mais segurança, controle e com menos desvios. Há clareza do que fazer, de quanto comprar e quanto pagar por cada insumo ou serviço.

Nesse sentido, utilizar a ferramenta CPU (Composição de Preço Unitário) para preparação de orçamentos com montagem do custo de cada serviço da obra por uma unidade básica é uma ótima alternativa. Para isso, o engenheiro precisa dispor de uma tabela com todos os preços dos insumos da sua obra e outra com as quantidades a serem consumidas nos serviços a serem executados, e assim  orçar todos os custos diretos do empreendimento.

Com o orçamento utilizando a CPU, é possível ter uma estimativa de quanto de investimento cada tarefa consumirá em cada estágio da obra. O engenheiro também pode definir prazos e dimensionar o time com de acordo com essas informações. Para ajudar você pode consultar algumas fontes, como a Tabela de Composições de Preços para Orçamento (TCPO) da Editora Pini e outras opções muito boas e gratuitas disponíveis na internet.

3) Gera um maior controle no canteiro de obras

O orçamento também garante o controle dos custos envolvidos no canteiro de obras, evitando surpresas com gastos adicionais e inesperados.  Ajuda também na execução das atividades ao permitir que todos os insumos necessários sejam  orçados e consequentemente comprados no momento adequado para utilização  no canteiro da obra, e à medida que as etapas da construção avançam.

Com o orçamento definido, é favorecido todo o planejamento da obra de modo que pode-se determinar desde o início a rotina da equipe no canteiro e planejar atividades com margem de tempo nos cronogramas. É possível analisar também diferentes fatores de contratação, como por exemplo, se será melhor a locação de um equipamento por hora ou por preço fechado, e em qual período. Essas análises podem evitar que uma retroescavadeira fique parada enquanto sua construtora está pagando por ela, evitando assim o desperdício de tempo perdido e processo ineficiente na sua construção.

Nessa situação, talvez seja necessário aumentar o tempo de locação do veículo, gerando aumento do custo desse contrato, o que contribuirá para a obra estourar sua previsão de custos inicial. Um orçamento bem definido faz com que o engenheiro saiba exatamente o que vai gastar e garante segurança na execução do projeto.

4) Garante mais rentabilidade das vendas

Um orçamento assertivo gera uma confiança de quanto a obra vai custar e por quanto ela será vendida, sendo mais fácil identificar a rentabilidade (quanto do dinheiro investido no negócio está se transformando em lucro) de cada empreendimento. Prova disso é que cada vez mais a engenharia de custos está sendo estudada como forma de planejar, orçar e controlar a execução da obra.

Uma ferramenta que pode potencializar a importância e o uso do orçamento, propiciando controle financeiro total do empreendimento, é o cronograma financeiro de obra. Ele distribui na linha do tempo o avanço físico de uma obra e a estimativa do quanto será gasto na realização de cada umas de suas etapas. Outro recurso que também contribui bastante para a elaboração desse planejamento financeiro é a utilização da curva ABC, metodologia que permite estabelecer um orçamento organizado com foco na gestão do custo.

Dica: envolva todo o seu time a favor do orçamento da obra!
Para incentivar sua equipe de obra a prezar pelo detalhamento do orçamento, cada integrante pode ser avaliado pelo custo total da obra. Assim, você pode atrelar o pagamento de prêmios à observância ao orçamento de obra ou metas mínimas de desvio.

5) Resulta em credibilidade e confiança do mercado

Quem nunca ouviu falar de pagamento de indenizações, despesas extras, multas e até rescisões de contrato por problemas com atraso de obra? Basta acessar o site Reclame Aqui para ver centenas de reclamações que deixam certas construtoras com má reputação no mercado.

Também há os casos de desistência da compra do imóvel por diversos motivos, que acabam ocasionando devoluções e distratos. Por isso, é muito importante e obrigatório que a sua construtora inclua uma cláusula de distrato de contrato.

A elaboração de um orçamento assertivo ajuda na definição das datas de compras e aquisições de máquinas, equipamentos e insumos na hora certa para a obra começar, evitando possíveis atrasos.

Por exemplo, ao fazer o orçamento contando com o planejamento de datas, o engenheiro pode se programar para adquirir um determinado equipamento, que levará alguns meses para chegar, por falta de disponibilidade do fabricante. Assim, o profissional tem ciência da demora em determinado processo, de forma que possa considerar esses gargalos para fixar a data de entrega da obra. Gerando assim, confiança no consumidor e a certeza de que as chaves são entregues no prazo ou até antes da data acordada.

Os benefícios são inúmeros ao se atentar para fazer um orçamento de obra detalhado de cada obra a ser executada. Nesta etapa, é necessário ter o máximo de cuidado e você pode perceber como vale a pena investir tempo nela. Vale ressaltar que, uma medida de grande efetividade é garantir autonomia e independência para a área de orçamentos dentro da construtora. É muito importante que esse setor não seja submetido às pressões da incorporação nem da engenharia.

Para não ter surpresas com custos imprevistos na obra, falta de insumos que acarretam atrasos na data de entrega e consequentemente, menos lucro no negócio, faça orçamento de obra!

Acesse aqui um modelo de planilha específica para fazer orçamentos das suas obras. Ela certamente irá ajudar muito sua empresa nesse importante trabalho.