banner sienge

#3 PASSOS INFALÍVEIS PARA O SUCESSO DO ERP NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Blog > industria-da-construcao, sienge, software
1 de setembro de 2015

Você tem acompanhado aqui no blog o objetivo de um sistema de gestão integrado de obras  na sua construtora e já viu também os benefícios que essa integração traz para as diferentes áreas, como engenharia, compras, financeiro, qualidade e recursos humanos.

A adoção de novas tecnologias na construção civil voltadas para o planejamento de empreendimentos e de métodos de gestão está na linha de frente para conquistar mais produtividade e, por isso, é forte tendência no setor para os próximos anos, de acordo com Estudo sobre produtividade na construção civil: desafios e tendências no Brasil, divulgado em 2014 pela consultoria EY e USP (Universidade do Estado de São Paulo).

Na linha de frente das tecnologias para alavancar a competitividade está o ERP. Para obter o melhor que um sistema de gestão pode oferecer para a sua construtora, é preciso observar com muita atenção as dicas abaixo. Juntas, elas são infalíveis para melhor gestão das obras! Acompanhe:

#Escolha o melhor fornecedor

Escolher o fornecedor certo de tecnologia é primordial para obter resultados rápidos e duradouros. Ter como parceira uma empresa com ampla experiência no segmento da construção civil, com casos de sucesso no mercado, garante total entendimento das necessidades aliado à tecnologia de ponta, constantemente atualizada.

O sistema de gestão ideal deve ser capaz de acompanhar e direcionar todos os passos de um empreendimento, começando pelo primeiro orçamento, passando pelo planejamento, execução e processo de vendas e ir além, coordenando a assistência técnica e o pós-venda das unidades.

#Envolva a equipe

Antes mesmo da implantação, reúna a as pessoas-chave de cada departamento (que conhecem bem os processos que serão executados pelo ERP) para que elas participem ativamente do desenho do projeto e consigam perceber as melhorias que serão conquistadas. Inclua, por exemplo, os orçamentistas, o líder do time de compras, o mestre de obras, o engenheiro e um líder da área financeira. Assim, você garante que os principais aspectos da operação sejam contemplados adequadamente.

A tecnologia vai permear as atividades de toda a empresa, por isso, envolver as pessoas certas e capacitá-las para fazer o melhor uso da solução vai fazer a diferença durante a implantação e também depois que o ERP entrar em cena de vez.

banner sobre o quiz insumos da construção civil

#Acompanhe o projeto

As reuniões de acompanhamento da implantação tem o objetivo de não deixar nenhum tipo de engano virar uma bola de neve. Então, acordar os prazos de entrega e dedicar tempo para a validação do trabalho é um passo muito importante para o alinhamento das necessidades e expectativas.

Além disso, é muito importante ficar atento aos itens abaixo, que devem ser bem definidos no projeto:

  • Definir o formato padrão da EAP (Estrutura Analítica dos Projetos) com as  etapas, atividades e tarefas base de uma obra, facilitando a elaboração dos orçamentos, por exemplo;
  • Definir a ordem cronológica e como replicar a implantação (rollout) do sistema em cada empreendimento, considerando todos os canteiros de obra em andamento;
  • Definir como será feito o acesso às bases de dados com preços, composições de insumos e mão-de-obra necessária para cada obra, com o objetivo de acelerar a precificação dos orçamentos.

Os itens acima são exemplos de boas práticas em implantação de sistemas de gestão de obras, que padronizam os principais conceitos entre os envolvidos na construtora e facilitam a priorização das atividades do projeto. O resultado disso é a redução de problemas na adoção da ferramenta e maior garantia de sucesso na entrada em produção do sistema de gestão de obras.

Com um fornecedor altamente qualificado, envolvimento do time e acompanhamento do projeto, a implantação do ERP impulsionará (de fato!) a produtividade da equipe e garantirá resultados expressivos na gestão das obras da sua construtora!

banner sobre o quiz desperdicio

Brenda Bressan Thomé

  • Editora do blog Sienge
  • Especialista em comunicação em mídias digitais
  • Jornalista formada pela UFSC
  • Filha de Engenheiro Civil e apaixonada por Construção

Leave a comment

Receba Novidades do Blog
Coloque o seu email acima para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Saiba como o Sienge pode ajudar a sua empresa